"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A VERDADEIRA IDOLATRIA

Misteriosa imagem de Jesus estampada inexplicavelmente no Santo Sudário. Essa imagem permaneceu escondida dos olhos humanos até 1889. Quando se descobriu que esta imagem que era o negativo da foto, na verdade é o positivo.

Os irmãos protestantes costumam acusar os católicos de idolatria. É uma condenação comum. Mas o que é idolatria?
A palavra idolatria herda dos radicais grego eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por "corpo" e latréia significando "adoração" - neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que simplesmente de imagens .

Todavia na Bíblia, Deus condena a idolatria principalmente ao seu povo escolhido, quando este se contaminara com supertições no Egito. Deus proibe fazer imagens de qualquer coisa no Céu, na terra e embaixo da terra. (Ex 20,4).

Agora se você ler a bíblia sem teologia, você acaba por entrar em contradição. Se Deus proibe fazer imagens do que há no ceu, terra e embaixo da terra? Não se pode fazer imagem de absolutamente nada. E quando Deus diz nada é nada. Acabou.



Fotógrafo profissinal: o maior feitor de imagens do mundo - não constitui idolatria.



E como fica os desenhos de criança? São imagens! E como fica os símbolos dos primeiros Cristãos a Cruz, o Peixe e os Anjos? Isso implica que até a representação gráfica da própra bíblia e do fogo da sarça ardente são proibidos. Pois são imagens de algo que está sobre a terra. E como ficam todos os seres humanos da terra, hoje, que todos possuem uma identidade com a própria imagem na carteira? E como ficam os próprios judeus (o povo escolhido de Deus) quando Deus mandou fazer a serpente de bronze (detalhe serpente = qualquer semelhança com a forma com que o capiroto tentou Eva, não é mera coincidência), e os leões e touros que ornamentaram o Templo de Salomão e até os querubins sobre a tampa da Arca d'Aliança? Como ficam todas estas imagens que o próprio Deus mandou fazer?



3x4 de Aramis De Oliveira Paiva


O fato de desenhar sobre um papel. Pintar sobre uma tela. Ou até mesmo esculpir na pedra. Não constitui idolatria. Da mesma forma que portar uma imagem. E uma imagem própria. Levar sempre consigo para todo lugar. Colado junto ao corpo. Como uma foto 3x4. Também não constitui idolatria.

Então fica claro que a idolatria não é possuir imagens, sejam elas quais forem. A idolatria está na intenção. Na motivação por trás da imagem. Se há o intuito de colocar aquela imagem, aquela pintura, aquela escultura, aquela representação gráfica ainda que seja do próprio Deus no lugar de Deus. Aí sim é idolatria.

Logicamente para se constituir idolatria, é necessário ter plena convicção de que aquilo é deus. Como os próprios judeus fizeram com o bezerro de ouro. Afirmaram publica e notoriamente: Este é o nosso deus. Isso é idolatria.

Fora isso (afirmação em público). Acusar alguém de idolatria, requer um íntimo conhecimento das intenções do acusado. E isso só quem tem é Deus.

Por tanto. Não julgue. Porque com a mesma medida, sereis julgados. Realmente tenho pena daqueles protestantes que vomitam condenações. Eles não conhecem a intenção por trás.

Por isso, manufaturar imagens, ter consigo, fazer procissões. Nada disso constitui idolatria. Tanto que Deus mandou fazer imagens. E o próprio Deus deixou sua imagem no seu Sudário.


Aparentemente Deus parece louco. Deus parece entrar em contradição. Não fosse a Teologia para nos aproximar do entendimento de Deus.



Teo=Deus Logia=Estudo. Quando se estuda a bíblia e toda a história do chamado de Deus. Se percebe que, hora Deus proíbe imagens. Hora Deus manda fazer. Porque? Há uma lógica nisso! Qual?



Na realidade quando Deus proibiu de fazer toda e qualquer imagem. Ele estava falando para um povo que tinha saído do Egito. Um país politeísta com imagens de muitos deuses falsos. (jacaré, gato, falcão, chacal...) Só esta lista já apresenta animais do céu (falcão) da terra (chacal) e debaixo da terra ou d'água (jacaré). E como Deus ia dizer pro seu povo que Ele era o único Deus verdadeiro? Se Ele proibisse fazer imagens de animais, o seu povo poderia fazer imagem de anjos e de fenômenos naturais (sarça ardente, raios, trovão).





Escultor de imagens: Os artesãos embelezam o Templo de Deus com seus trabalhos.



Então o foco aqui não é a feitura de imagem, nem sua ostentação. O foco dessa história é "colocar algo ou alguém no lugar de Deus!" Por isso Ele foi tachativo: Não farão imagens de NADA no céu, na terra nem debaixo dela. Tinha que ser. Logo, o pecado, não está na manufatura de imagens. Mas no propósito do povo, que estava contaminado com supertições. Proibindo de fazer imagens, Deus preservava seu povo das supertições. Ou seja. Preservava o seu povo de colocar "algo" no lugar de Deus. Mas e quanto ao "alguém"? (Isso será discutido mais a frente.)




Representação de como seria a Arca da Aliança com dois Querubins na tampa.



O interessante é saber que o fato de se fazer um imagem e de ter esta imagem não constitui idolatria. Fosse assim praticamente toda a humanidade é idólatra, pois quase todos temos fotografias uns dos outros. Deus proibiu seu povo de fazer e prestar culto para acabar com os maus costumes do Egito. Tanto é prova que Ele mesmo mandou Moisés fazer a serpente de bronze e os Querubins para "proteger" da Arca e depois Salomão fazer animais para "guardar" o Templo. Note que Deus ainda dá uma "função" para as imagens. (Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada. Ex 25,20)



Imagem em óleo de Moisés apresentando a Serpente de Bronze. Qualquer semelhança com o Tau e a Cruz de Cristo não é mera coincidência.



Então ter imagem não é idolatria. Mas não exclui o risco de pessoas fazerem daquela imagem uma idolatria. Por exemplo:


Se eu tenho uma imagem de Nossa Senhora e não deixo ninguém tocar na imagem. E até espanquei uma pessoa porque ela arranhou a "minha imagem". Ah! Isso é idolatria! Alí é só uma representação de Nossa Senhora. Logicamente temos que ter respeito pelas representações.

Afinal queimar a bandeira de um país, apesar de não ferir ninguém, é queimar uma representação daquele país. É ferir o sentimento do povo daquele país. Um símbolo daquele país.  


Se eu fizer uma procissão com uma Imagem de São Paulo Apóstolo. Cantando e louvando a Deus por ter tido São Paulo como apóstolo e intercessor a Deus. Isso não constitui idolatria. Não misturo as coisas. Deus é Deus. São Paulo é São Paulo. Porém, se eu faço daquela imagem (daquele objeto que representa São Paulo) meu Deus. Isso é idolatria. Se eu coloco São Paulo acima de Deus, isso é idolatria. Mas isso não é o que acontece na Igreja Católica, como acusam os Cristãos Protestantes.


Todavia a Idolatria (a adoração ao corpo, e aqui corpo está no sentido de matéria), não se restringe ao corpo inanimado (ou seja sem "animo" sem alma). Ela vai além. Isso quer dizer que eu cometo o pecado da idolatria não só com imagens, mas também com pessoas. Pois elas também são feitas de matéria (corpo).


Com isso nem os protestantes mais radicais estão livres da idolatria. Enganam-se em pensar eles que por não possuirem imagens de santos, estão salvos. Mesmo porque eles possuem imagens de outros "corpos", inclusive deles mesmos. Mas como eu já disse possuir uma imagem, seja ela qual for, não necessariamente se pratica a idolatria. É necessário antes de tudo colocá-la acima de Deus.


Os católicos praticam a idolatria quando deixam de participar da Celebração Eucarística Dominical para passar o domingo se divertindo com outros "corpos". Isso é colocar algo e alguém acima de Deus. Pois Deus disse: Santifica o dia de sábado. E como sabemos. O dia de Deus passou a ser o Domingo, pois foi neste dia que Jesus Cristo ressussitou e selou conosco a "NOVA E ETERNA ALIANÇA" Jesus não veio para dar um novo mandamento, mas para dar um entendimento sobre os mandamentos de Deus e sobre o próprio Deus.


Se eu vou a missa presidida por um padre, porque ele fala bem e deixo de ir a missa celebrada por outro padre que a "meu ver" não fala tão bem. Isso também é idolatria. Pois o foco da missa não está no padre, mas na Eucaristica, que é a mesma em todo o universo.


Se eu gosto da missa do padre tal porque ele deixa eu cantar e louvar e não gosto da missa do padre tal porque ele celebra o rito Pio V. Isso também é idolatria.

A fé não deve está no padre. A fé deve está na Eucaristía.


Se eu gosto de um padre ou Bispo porque a "meu ver" ele fez muito pelas pessoas. E rejeito um novo padre ou Bispo por apego ao anterior. Isso também é idolatria.


Agora só para ficar claro. Se eu além de não gostar, eu falto com respeito, calunio, difamo uma autoridade eclesial. Aaaahhhh! Aí o pecado é bem mais grave. Porque além de eu colocar alguém acima de Deus, eu ainda agrido um ungido d'Ele. E um sacerdote é um filho ungido de Deus.


É como naquela passagem (Mateus 21, 33-44)


33.
Ouvi outra parábola: havia um pai de família que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou um lagar e edificou uma torre. E, tendo-a arrendado a lavradores, deixou o país.
34.
Vindo o tempo da colheita, enviou seus servos aos lavradores para recolher o produto de sua vinha.
35.
Mas os lavradores agarraram os servos, feriram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro.
36.
Enviou outros servos em maior número que os primeiros, e fizeram-lhes o mesmo.
37.
Enfim, enviou seu próprio filho, dizendo: Hão de respeitar meu filho.
38.
Os lavradores, porém, vendo o filho, disseram uns aos outros: Eis o herdeiro! Matemo-lo e teremos a sua herança!
39.
Lançaram-lhe as mãos, conduziram-no para fora da vinha e o assassinaram.
40.
Pois bem: quando voltar o senhor da vinha, que fará ele àqueles lavradores?
41.
Responderam-lhe: Mandará matar sem piedade aqueles miseráveis e arrendará sua vinha a outros lavradores que lhe pagarão o produto em seu tempo.
42.
Jesus acrescentou: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; isto é obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos (Sl 117,22)?
43.
Por isso vos digo: ser-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele.
44.
Aquele que tropeçar nesta pedra, far-se-á em pedaços; e aquele sobre quem ela cair será esmagado.



Jesus é maravilhoso. Eu fico pasmo como Deus fala conosco todos os dias, a todo momento. E nós estamos tão ocupados com os afazeres da terra que não nos damos conta. Somos como Marta. E assim como ela, ainda reclamamos com Deus. rsrsrs. Mas as vezes agimos como Maria. E quando por um breve momento servimos o Senhor como Maria, nos deliciamos com suas ducíssimas palabras.



É maravilhoso.
É como o óleo que escorre na fronte.
É como o orvalho no jardim.
É como a brisa numa tarde ensolarada.
É como a Eucaristia depois de um período longe de Deus.
É como um inesperado sorriso de uma criança.


Veja também esta belíssima explicação do Padre Alex EP dos Arautos do Evangelho sobre imagens, adoração e veneração.

http://tv.arautos.org/movie/show/*0e0LuviFgQO1%29oq

Se não funcionar o link, copie e cole na barra de endereços para acessar.



Confira também neste link da Bíblia Católica (abaixo) vários vídeos de seitas protestantes, prestando cultos a imagens como "arca da aliança" "estampas do Leão de Judá" etc... Os mesmos protestantes que acusam os Católicos de adorar imagens.
(Lembrando que a Arca da Aliança (original) foi perdida dos judeus, durante o cativeiro da Babilônia, uns 700 anos Antes de Cristo. E que todas estas representações atuais, são imagens de como seria a Arca da Aliança.)

http://www.bibliacatolica.com.br/blog/protestantismo/depois-caluniam-os-catolicos-dizendo-ser-adoradores-de-imagens/





Um abraço e uma prece.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O ENGANO É O PRIMOGENITO DA IGNORANCIA

Igreja dos Arautos do Evangelho em São Paulo.

A ilusão é o primeiro filho da falta de conhecimento. E quem melhor que o capiroto para saber enganar as pessoas? Ele começou com os anjos (1/3) do céu. Seguiu com Eva. Prometendo um poder que ele não podia dar. Passou por Cain, Davi, Moisés... Enfim toda a humanidade. E quando pensamos que a Jesus ele não se atreveria. Ele se atreveu. E seguiu, Pedro, Paulo e todos até hoje. Inclusive eu e você que está lendo isso. Não há quem escape de suas tentações e armadilhas. Mas há quem não se deixe enganar.


São Pedro, escolhido pelo próprio Cristo para presidir Sua Igreja, negou Jesus na noite de sua prisão. Um pecado muito pior que a traição de Judas. Pior porque de Judas já se esperava a traição. Inclusive o próprio Jesus expôs sua traição aos outros apóstolos. Então a martelada de Judas já era esperada. Mas a negação de Pedro (embora dita por Jesus ao próprio Pedro) não era aceitável. Ainda mais depois de Ele ter escolhido Pedro como primeiro Papa.

A diferença está que Pedro se arrependeu de ter negado. E Jesus ensinando o sacramento da CONFISSÃO ao mesmo, perguntou também 3 vezes: Pedro tu me amas? ... Apacenta as minhas ovelhas. E Judas não acreditou na misericórdia divina.

Mas como São Pedro que negou Jesus (sob influencia do capiroto) se tornou o chefe da Igreja?

A resposta é: Da mesma forma que Davi, Moisés, Paulo e todos os santos. Tiveram seus corações curados por Jesus. Buscaram a cura. Se arrependeram de seus atos. Confessaram seus pecados e tiveram seus corações curados pelo Amor.

Não nos enganemos. Enquanto há vida? Há esperança!

O capiroto é especialista em ludibriar as pessoas. Recentemente em Quixadá. Pessoas que se dizem católicas, por não aceitarem as diretrizes do Bispo da diocese de Quixadá, Dom Angelo Pignolli. Estão sendo usadas pelo capiroto e estão usando o nome de Dom Adélio, Bispo Emérito (diga-se de passagem para os ignorantes, não existe ex-bispo) para atacar a Igreja Católica.

Estas pessoas estão organizando movimentos socio-políticos contra o Dom Angelo usando o nome de Dom Adélio contra sua vontade (como pode ser comprovado por qualquer católico, que ouve as homilias de Dom Adélio). Logicamente para ouvir homilias é necessário ir a missa. E quem participa das passeatas e comícios, aparentemente não participa de celebrações eucarísticas. Pois um se opõe ao outro. São como diz São Paulo: desejos da carne se opõem aos desejos do espírito. Pois são opostos uns aos outros.

Hoje em Quixadá, muitos estão enganados quanto ao Bispo Dom Angelo. Se voltando contra a Igreja Católica. De uma forma bem parecida em que outrora fizeram com Dom Adélio. Pessoas que "se dizem católicas" faltando com respeito a autoriades eclesiais. Seria bem melhor que fossem de outra religião, pois assim não seriam tão cobradas de suas faltas no momento de suas passagens.

A ignorância quanto a Igreja Católica em Quixadá, atingiu uma magnitude absurda. A ponto de um cidadão chegar ao cúmulo de fazer o infeliz comentário: "Já tirei um juiz de Quixadá, porque não tiro um Bispo?"

até uma criança da catequese infantil consegue responder facilmente esta pergunta imbecil. É simples. Um juiz, assim como um prefeito, um goverdador e um presidente é eleito ou nomeado pelo povo ou por quem o representa. Isso é uma DEMOCRACIA. Do grego DEMO=Povo; CRACIA= Governo. Portanto um movimento de passeatas, abaixo-assinado, greve pode tirar qualquer um destes do poder.




Mas com a Igreja não é assim. A Igreja não é uma democracia como o incauto pensa. A Igreja graças a Jesus Cristo é uma TEOCRACIA. Vamos lá pra aula: Do grego: TEO=Deus CRACIA=Governo. Portanto quem governa é Deus. Só há duas maneiras de Dom Angelo sair da Diocese de Quixadá. Presta atenção. SÓ "DUAS" MANEIRAS.


Teocracia - Jesus (acima) e Papa Bento XVI (erguendo Jesus acima de tudo e todos)

"Por ordem de Sua Santidade o Papa Bento XVI ou num caixão." (palavras de Dom Angelo) É um homem santo mesmo. Ou por Obediência ou por Martírio. Duvido que quem esteja contra a Igreja Católica saiba o significado real destas duas palavras.

O incauto pode coletar assinatura de 6.500.000.000 de pessoas. Se o Papa disser fica. Ele fica. Ponto final. Neste momento o capiroto deve tá dando gargalhadas de todas as pessoas que ele enganou. É isso que ele faz de melhor. Enganar.

Os enganados acham que por força socio-política conseguirão tirar Dom Angelo de Quixadá.

Bom. Na idade média quando a Igreja se uniu ao Estado poderia até conseguir, por conta da corrupção que em alguns cleros. Mas Graças a Deus esse laço foi rompido.

Só lembrando que Deus cuida muito bem do seus escolhidos. Ele os defende no combate. E caso os enganados não saibam. Em diversos trechos da Bíblia, Deus adverte o povo de não tocar nos seus consagrados. É um erro que foi cometido várias vezes na história da humanidade e Deus não dispensou nem se quer uma calúnia contra seus sacerdotes. Ai daqueles que fizerem mal a um sacertode. Seria melhor que ele não tivesse nascido. Acho que as mais terríveis palavras proferidas por Deus, são aquelas contra os que atacaram seus escolhidos.

Pensemos várias vezes antes de falar mal de um consagrado. Pois Deus está por Eles.

Me admira saber que estas pessoas são tão ignorantes no que diz respeito a Igreja Católica que acabam por citar santos em seus manifestos. Ora. Praticamente todos os santos foram perseguidos. E para surpresa de muitos.... Foram perseguidos pela própria Igreja. Claro. Quem crucificou Jesus? Nós! A Igreja! E Jesus disse: Se fazem isso ao lenho verde? Que dirá ao seco? Coitado de vocês que ficam. "Chorem por vós e por vossos filhos!" Ou seja: O caminho da Cruz é parte da vida de todo Católico. E quando o mundo facilita o caminho. A Igreja dificulta, não porque queira. Mas porque faz parte de sua essencia. Provar o ouro no fogo.

Agora um fato comum a todos os santos que foram perseguidos pela Igreja Católica é que todos, sem excessão, foram OBEDIENTES ATÉ A MORTE. Essa é a diferença. Nenhum deles se rebelou contra a Igreja. Todos eles abraçaram a Cruz. Todos foram provados no fogo. Todos venceram a morte.

Padre Pio não seria Padre Pio, se tivesse desobedecido seu Bispo que o proibiu de celebrar e confessar.

São Francisco não seria São Francisco, se tivesse saído da Igreja Católica, depois de ver tanta riqueza entre os bispos corrompidos.

Santa Terezinha são seria Santa Terezinha, se tivesse desistido de esperar 2 anos para entrar no carmelo por proibição do seu Bispo, mesmo com a intercessão ao Papa da época.

São Dom Bosco não seria Dom Bosco, se tivesse desobedecido seu Bispo quando o mesmo mandou fechar o oratório que Dom Bosco tinha criado para tirar cranças das ruas.

Todavia, na minha opinião, quem soube melhor definir a obediência a Santa Mãe Igreja foi Santo Inácio de Loyola: "O branco que eu penso ver, é negro se assim a hierarquia da Santa Igreja determinar!"

Essa obediência cega para muitos é escândalo. É duro demais para aceitar. Geralmente quem pensa assim são pessoas que foram treinadas a receber tudo de maneira fácil. Sem laboro.

Mas essa obediência cega, não é executada a força. Na verdade há uma alegria muito prazeirosa em obedecer a Igreja cegamente. É como um filho que está totalmente no escuro e ouve a voz da mãe que o manda correr em frente. E este filho, mesmo sem nada enxergar, obedece a mãe sem nada temer, porque confia plenamente nela. Confia plenamente no seu juízo.

"A obediência a Santa Igreja é pra todos. Mas não é pra qualquer um!"

Entende a profundidade desta frase?

Atacar Dom Angelo é atacar a Igreja Católica. Pois Ele é o chefe da Igreja Católica em Quixadá. Esse atqaque não é o primeiro nem será o último. Há 2000 anos Jesus quando istituiu Sua Igreja disse: "Simão tu és Pedro e sobre ti edificarei a minha Igreja. E as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Tudo que ligares na terra, será ligado no Céu. Tudo que desligares na terra, será desligado no Céu."

Ele previu que o inferno iria se lançar contra a Igreja. Se ele disse não prevalecerão. Primeiro indica que a Igreja será atacada. E segundo indica que a Igreja irá vencer.
De fato, depois da conversão de Saulo. Quando Paulo começou a pregar o evangelho em muitas comunidades. O ataque a Igreja era constante. De modo que São Paulo sempre escrevia cartas para a suas comunidades. Numa das comunidades houve uma contenda (briga) entre os católicos por conta de diferença na interpretação dos ensinamentos de Paulo, Apolo e Cefas. E começaram a dividir-se: Eu sou de Paulo! Eu sou de Apolo! A divisão é própria do encardido. Tanto que Satanás quer dizer divisor de águas.

Sabendo da contenda São Paulo escreveu ao gálatas e advertiu que não deveriam se dividir. Pois Paulo fundou a comunidade católica. Apolo continuou a obra de Paulo. Mas é Deus, quem faz os milagres. Ou seja a Igreja é UNA.

A IGREJA É UNA, SANTA, CATÓLICA, APOSTÓLICA.

Gostaria de terminar, com um trecho da carta de São Paulo aos Gálatas, adaptado a atual situação de contenda em Quixadá: "Não somos de Dom Adélio, nem de Dom Angelo. Somos de Cristo Jesus. Dom Adélio plantou. Dom Angelo regou. Mas é Deus quem faz crescer."






Um abraço e uma prece.

Não acredite em tudo que se vê

Aramis ao lado da Imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz na Comunidade Católica Rainha da Paz Quixadá-CE.


Não devemos acreditar em tudo que vemos. Hoje com o advento da internet a todos os lares a informação chega quase em tempo real. E existem milhares de pessoas escrevendo idiotices e cultura inútil na rede. A citar:


Em 2005 recebi um e-mail falando que nas embalagens de leite tetrapark havia um triângulo com um número que variava de 1 a 5. E que este número representava a quantidade de vezes que aquele produto foi recondicionado. E que o leite podereia ser recondicionado até 5 vezes. Ou seja. Quando estivesse proximo de vencer o leite era recolhido e feito um tratamento químico e recondicionado numa nova embalagem com um número a mais que o anterior. .... Uma idiotice sem precedentes. Mas tudo bem. Dei minhas gargalhadas e não dei crédito. Mas qual a minha surpresa, quando 2 anos depois, vi uma senhora escolhendo o leite pelo número do triangulo no supermercado. Eu disse pra mim mesmo. Essa aí recebeu o e-mail e acreditou. rsrsrs.


As mentiras pela net se espalham com uma velocidade impressionante. Isso é perfeitamente endendido quando se sabe que a maioria do povo brasileiro (sem cultura) ouve, ler e repassa aquilo como verdade, sem ter o senso crítico sobre o assunto. Simplesmente ler, acredita e repassa.


Aí você encontra a burlesca quantidade de e-mail que circulam do tipo:

"Se você repassar para 25 pessoas a UOL vai doar 1 dólar para salvar esta criança."

"Se você repassar para 7 pessoas terá um milagre e se não repassar terá uma desgraça."

"Assine esta lista para que o filme de Jesus homosexual não passe no Brasil."

"Não tome coca-cola porque cada garrafa tem uma pedra de crak dentro"


Bem algumas até seriam boas, pois deixar de tomar refrigerente é mais saudável. Mas o importante é que as pessoas repassam isso sem nem, mesmo pesquisar sobre o assunto para ver se é verdade.


algumas mentiras são tão absurdas que não vale a pena nem perder tempo pesquisando. Mas há umas nos levam a pensar.


Por exemplo quando recebi o e-mail falando do filme Jesus homosexual. Fui pesquisar sobre isso. Pois no mundo atual essa desgraça pode ocorrer. E verifiquei que houve uma peça na Brodway com esse tema e que foi muito criticada e morreu ali.


Acontece que um filme filme lixo não faz sucesso. A não ser que ..... A não ser que se faça uma polêmica sobre ele antes. Lembra do filme a "Bruxa de Blair"? Foi um filme feito por amadores com um orçamento de menos de 100.000 dolares. E por causa do marketing na net explodiu com uma renda de 10.000.000 de dólares. Como funcionou? Simples. Da mesma maneira que querem fazer com o filme Jesus homosexual.


Se este filme for simplesmente feito e passado. Quase ninguém vai assistir. Mas.... Se jogarem na net uma polêmica através dos e-mails e houver muita repercurssão. ... A curiosidade matou o gato. Mas todo mundo quer ser gato nesta hora. Nem que morra. .... Foi assim com Bruxa de Blair, Código Da Vinci, Anjos e Demônios..... E enquanto as pessoas derem crédito a idiotices da net. Será assim.


Por isso meus amados.


Quando receberem:

Algo que pareça ser inédito (te faça ser a primeira a saber).

Algo que solicite você mandar para muitas pessoas.

Algo que te prometa algo em troca do seu favor de mandar e-mails.

Algo que vá de encontro aos valores da família.


Não repasse. E melhor. Se tiver tempo. Vá pesquisar na própria rede sobre esse assunto. Com um pouco de tempo você irá perceber que nada daquilo que você leu é verdade.


O capiroto tem uma especialidade. Eu conheço pedras (sou geólogo). Eu gosto de amar as pessoas. Procuro me especializar nisso. Mas o inimigo tem uma especialidade. E sabe qual é?


ENGANAR, MENTIR, LUDIBRIAR, ILUDIR


Exatamente. Ele pega uma verdade e mascara. Para que ela pareça uma meia verdade. Lógico. Se ele falasse uma mentira muito absurda ninguém iria dá crédito a ele. Mas ..... se ele fala uma meia verdade. As pessoas irão ficar confusas.


Exemplo:

Recebi um e-mail falando da entrevista de um padre acerca do homosexualismo. Entitulado: "A teologia se abre para a homosexualidade!" De cara reconheci a assinatura do capiroto neste e-mail. Isso é típico dele. Quem me passou, passou como sendo uma verdade. Mas a mim ele não engana fácil. Quiçá por causa da missa dominical. Quiçá por causa dos livros de santos que eu li. Quiçá por causa do meu estudo bíblico. Mas ele não me enganou.


E pesquisando sobre o nome do padre. Não encontrei nenhum artigo seu sobre isso. Pesquisando sobre temas relacionados, encontrei textos em sites de homosexuais, que falavam sobre isso e até um de um padre que não era este citado acima, defendendo o homosexualismo e finalizava dizendo que o padre era casado. (belo testemunho não?) kkkkkkk.


Enfim. Os argumentos defendidos pelo "suposto" padre são de uma pessoa que não conhece absolutamente nada de teologia. Dizer que homosexualismo não é pecado porque Deus criou os animais e a ciência constatou homosexualidade em mais de 450 espécies e por isso é natural. É uma inbecibilidade compacta. Se fosse assim. O canibalismo, a lei do mais físico forte e o abandono de filhote ao sua própria sorte, seriam naturais no ser humano. E não são. São argumentos infundados. De gente que não conhece a Deus.


O demônio usa meias verdades para iludir, enganar. Mesmo que um padre fale a favor do homosexualismo, isso não é Igreja.



Tenhamos cuidado com o que vemos e o que lemos. Para não sermos enganados pelo encardido.

Nunca esqueçamos da especialdiade dele.



Um abraço e uma prece

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Meditação sobre o Inferno

Ícone da descida de Jesus Cristo a "mansão do mortos"


Recentemente ouvi uma história de um santo cujo nome me falha a memória que falava de uma visão deste santo. Ele viu o inferno. E no inferno viu pequenas luzes piscando como uma pequena vila observada de um vôo noturno. E o anjo que lhe guardava disse que estas luzes eram as mãos dos padres, consagradas com óleo. Padres que estavam no inferno possuiam um brílho em suas mãos.



As mãos que na vida terrena possuem o poder de trazes Jesus para junto de nós. Ouvindo esta belíssima história. Bela não por ver a miséricórdia do Pai. Uma vez que Deus dá um dom. Ele jamais o tira. O padre que for pro inferno, vai para o inferno padre. Isso me fez refletir. Se o padre tem o poder de trazer Jesus. Onde quer que ele esteja. Ele poderia trazer Jesus até o inferno? aparentemente eu estava diante de um paradoxo. E me pus a meditar sobre isso e pedir a Deus seu entendimento.



O que ocorre na maioria das vezes é que as pessoas que são atormentadas por dúvidas sobre a Igreja e sobre Deus. Não dão espaço nem tempo para Deus agir. As pessoas da sociedade moderna simplesmente elaboram uma resposta (ainda que seja mentira) e tomam por verdade e seguem condenando a Igreja e os ensinamento de Deus. A exemplo temos a polêmica criada pela sociedade moderna a cerca da camisinha. As pessoas não querem perder seus preciosos tempos estudando e esperando entender o que diz a Santa Madre Igreja sobre a camisinha. É bem mais fácil conceituar que a Igreja está errada e que "eu" (e o resto da sociedade moderna) estou certo.



Não se cogita a possibilidade de se está errado. ... Existe uma frase belíssima para isso. Deixe-me ver..... Ah! É de Santa Bernadete, quando viu Nossa Senhora em Lourdes (França) e estava sendo desacreditada por muitas pessoas inclusive por padres. Ela disse: "Para os que acreditam, nenhuma explicação é necessária. Para os que duvidam, nem todas as explicações serão suficientes." Pois é. Porque ao invés das pessoas criticarem a Igreja a cerca da camisinha, elas não procuram saber sobre o assunto. Estudar mais. Procurar entender. ...



Sabe porque? Porque isso leva a verdade. E as pessoas tem medo da verdade. "E no meio de ladrões puseram Sua Cruz. Mas o mundo ainda tem medo de Jesus, que tinha tanto amor!" (Padre Zezinho). As pessoas tem medo que a verdade as tire dessa "realidade" que elas vivem hoje. As pessoas tem medo de mudar. Porque mudança sempre vem com dor. E elas se preferem se contentar com o pão com queijo todos os dias a saborear um grande banquete. Elas nem sabem que estão sendo enganadas pelo encardido. Que faz da vida delas um inferno.



Por falar em inferno. Depois de muito pensar. Deus me responde durante uma celebração eucarística. Eu percebi que da mesma forma que Jesus se esconde dos sábios naquele tão simples pedaço de pão e vinho. ... é necessário pois, o pão e o vinho para se ter Jesus. O sacerdote pode ter todas as iguarias do universo inteiro. Se não tiver pão ázimo e vinho. Ele não pode trazer Jesus.



E como o inferno não é um lugar físico. Não se pode ter pão e vinho. Simples assim. Mas quando Deus fala. Ele fala alto para que você tenha a certeza de que a voz ouvida é a dEle.

Acontece que comentei essa história com uma grande irmã minha, a Irmã Estela, durante um jantar em sua casa. E no dia seguinte, quando retribui sua maravilhosa hospitalidade italiana com um almoço em minha casa. Ela disse que tinha meditado sobre isso nas suas orações noturnas e que foi respondida por Deus, quando Ele a lembrou que no momento da morte a variável que conhecemos como "tempo" finda. E como o arrependimento é um sentimento atrelado necessariamente ao tempo, após a morte não há mais arrependimento. Porque só existe presente. E se o padre morreu com relações rompidas com Deus. Não há como ele se arrepender. Logo não há sentimento de querer Deus. E ele estando no inferno. Mesmo tendo o poder de trazer Deus. Ele não quer Deus. E para trazer é necessário querer.



Meditar sobre as coisas de Deus é ser amigo da sabedoria. Como diz a música de Celina Borges: "A fé e a razão... duas asas que nos elevam para o céu!"



A definição mais perfeita de inferno é: "ausência completa de Deus". Logicamente o céu é a presença completa de Deus. Podemos imaginar o inferno como um "lugar" semelhante a uma cratera de vulcão, quente, barulhento, com diabinhos espetando.... E podemos imaginar o céu como um "lugar" com nuvens, com toque o suave de harpas, brisas e um sol que ilumina sem aquecer demais. Todas estas imaginações, parafraseando Padre Paulo Ricardo, será sempre teologia, ou seja, uma tentativa humana de explicar Deus e suas obras.



Contudo há uma imagem que eu guardei como inferno. eu não lembro se eu estava delirando de febre, mas assitindo a um dos episódios do desenho animado "caverna do dragão" vi a personagem sheila perdida sozinha num deserto. Era um deserto infinito, estava de noite não havia nada. Isso me deu medo. Também tenho outra imagem: a de um astronalta que se desliga da nave e fica a vagar pelo espaço infinito, sozinho e sem nenhuma perspectiva.



Estas duas imagens me levaram a crer que o inferno é um "lugar" sem Deus. (escrevo lugar entre aspas porque não se trata de um lugar propriamente dito, nem um estado. Se trata de algo desconhecido pelo homem e que para podermos tentar aceitar o próprio Deus nos referiu em parábolas como um lugar.) E quando se ler "sem Deus" consequentemente se ler "só". O maior medo do ser humano é o medo de está só. Não estou falando de não ter namorado. Não ter mãe. estou falando de estar só como .... tom hanks em o naufrago. Estar só a ponto de conversar com uma bola para não ficar louco. Esse é o maior medo do ser humano. E a fonte de todos os medos.



E o inferno é estar só. Sem perspectiva. Não há tempo. É a eternidade. O inimigo usa o próprio medo do homem para afastá-lo de Deus. Hoje o homem tem medo de amar. E por ter medo de amar ele se isola do amor de Deus. E ensaia seu inferno.





Um abraço e uma prece.