"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Poder da Intercessão



Recentemente me chegou o testemunho de morte da boliviana Glória Polo. Estamos acostumados a ouvir testemunhos de vida. Mas excepcionalmente no caso de Glória, é literalmente testemunho de morte. Pois ela chegou à porta da morte. E Deus permitiu seu retorno.

Uma das coisas que ela fala e que já é conhecida dos teólogos é a questão do tempo. Como estamos vinculados ao tempo neste mundo, fica difícil entender o outro lado sem o tempo.

Mas o que me chamou a atenção e me fez tremer não foi o tempo. Foi o Poder da Intercessão.


Me recordo que tempos atrás, minha irmã me perguntou, com um tom de revolta, pra que servem os mosteiros. Padres e freiras que passam o dia a rezar e não fazem nada de concreto pelo mundo, pelas pessoas. Seria melhor que eles fizessem ajuda humanitária.






E seu sorri. Sorri porque ironicamente, eu que era mais novo que ela, sabia que existia um mundo inteiro que não poderia ser visto com os olhos da carne e que neste mundo uma simples Ave-Maria é mais poderosa que todas as bombas atômicas já construída até hoje. Sabia que se a Igreja está de pé hoje (2000 anos) é por conta da intercessão, jejum e penitência destes monges. Sabia que se estamos vivos nos divertindo, é porque outras pessoas abandonaram seu recreio e vivem a interceder por nós.


Mas, como eu sempre digo. Não é fácil de entender. Nós temos o mau costume de aceitarmos somente aquilo que entendemos. E até que não nos humilhemos, continuaremos a criticar sem saber o que estamos criticando.


Glória Polo disse que Deus revelou a ela o porque dela retornar a terra. Foi por causa da intercessão de um pobre camponês chileno que ao ver a matéria no jornal da TV, sobre o raio que atingira a odontóloga Gloria Polo e sobre seu grave estado de saúde.


Pensemos: Quantas vezes intercedemos pelas pessoas que vemos em desastres na TV?


Em menos de 2 meses eu perdi 4 amigos. Nenhum deles se conheciam. Eu era o único elo entre eles. Meu companheiro de trabalho, Ocelo. Minha ex-colega acadêmica, Marcela. O padre Robson, da minha Paróquia e o tio de minha esposa, Junior.



Padre Robson e Jesus Eucarístico. Ele serviu somente 1 ano como padre. Tinha a minha idade. E foi chamado a interceder de forma plena.


E eu rezei por eles e todas estas mortes recentes me deixaram pensativo. E eu estava olhando pro nada (pensativo) quando um seminarista, amigo meu, se achegou a mim e disse: Engraçado como a gente só sente quando é com alguém que conhecemos. Engaçado. Todos os dias lemos, vemos e ouvimos pessoas morrerem. Todos os dias. Nos jornais, na TV, no rádio, nas revistas, nos vizinhos. Mas não nos faz pensar. Não nos toca. Até que acontece com alguém que conhecemos. Aí a gente para e pensa. Engraçado né Aramis?


E de pensador na morte, passei a pensador na vida. Realmente é engraçado. Ou seja. É uma graça pensar nisso. É exatamente aquilo que Jesus falava. Amar quem nos ama. Isso não tem nenhum valor. Mas, amar quem não nos ama. Isso é difícil. Se comover com quem não conhecemos. Interceder por aqueles que ninguém intercede. Ah! isso sim é Amor.


Alguns irmãos não acreditam na intercessão. Mas como não crer na intercessão. Foi através dela que foram feitos todos os milagres. E não estou falando só da intercessão de Maria e dos santos. De todas as intercessões.


O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo. (Números 21,7)

Após a intercessão de Moisés. Deus mandou fazer uma imagem de uma serpente de bronze. De modo que todo aquele que fosse picado por serpentes, olhasse para a Imagem e fosse curado. E assim foi feito. E todos foram curados. Como se vê o milagre da cura foi precedido pela intercessão de Moisés.


Milagre de Caná - Esse é o milagre.

1.
Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
2.
Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
3.
Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.
4.
Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.
5.
Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.
6.
Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.
7.
Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima.
8.
Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram.
9.
Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo
10.
e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.
11.
Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. (João 2,1-11)


Maria, mãe de Deus e nossa por misericórdia é caracterizada aqui como A Advogada. A Intercessora. O Perpétuo Socorro. A mãe.

Está claro no versículo 4, que Jesus não ia começar seus milagres neste dia. A primeira a crer no poder de Jesus foi Maria. Que como mãe pediu. E apesar dos planos de Deus serem diferentes, Ele cedeu a intercessão. A fé de Nossa Senhora foi indiscutível. Mesmo ouvindo de Deus: minha hora ainda não chegou. Ela foi aos serventes e disse (versículo 5): Fazei tudo o que Ele vos disser.

Nem precisa citar. Mas Maria pediu a seu Pai e a seu Esposo pelo milagre do seu Filho.

Maria foi anunciada pela Pessoa do Pai que seria esposa da Pessoa do Espírito Santo e geraria a Pessoa do Filho. Eis porque ela é Sacrário da Santíssima Trindade.

Por isso meus amados. Intercedei. Sempre.

Pode pegar o tercinho e começar a debulhar contas.


Todavia há um doce mistério: A intercessão é igual a areia. Quanto mais se cava mais se tem. Quanto mais intercedes, mais descobres que deves interceder mais e mais.

A maravilha é que intercedendo, verás os milagres de Deus. Coisa que quem vivo no recreio não enxerga. ( rever versículos 9 e 10) ;)




Um saudos abraço e uma prece (intercessão) ;)









Nenhum comentário:

Postar um comentário