"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A PIOR MENTIRA!

Qual seria a pior mentira de um ser humano?



Mentir para os pais?


Mentir para o melhor amigo?


Mentir para ocultar um crime?


Mentir para Deus?


Há entretanto uma mentira que supera todas estas. Mentir para si mesmo. Já dizia o poeta Renato Russo: "Mentir para si mesmo é sempre a pior mentira!" Mas porque será que mentir para si mesmo é a pior mentira. Afinal de contas, se enganar é menos mal que enganar os outros, não é. Pelo menos eu estou fazendo mal somente a mim. Assim pensam os ignóbios. Que não conhecem as consequências do pecado da mentira. A mentira tem o poder de cegar. Cegar a tal ponto que o enganado conviva com as trevas sem perceber que está no meio delas. Isso é terrível. É uma desgraça burlesca.




Pensemos. Inventar uma mentira que possa nos enganar, para cobrir algo que fizemos, ou o que é pior para cobrir algo que ainda faremos. É maquinar contra Deus. É maquinar contra nós mesmos. É como se cortássemos nossa própria carne e inventássemos algo para enganar nós mesmos, de que não estávamos fazendo aquilo.


Se prestarmos atenção. Todos os nossos pecados estão intimamente ligados a pelo menos UMA MENTIRA. Todos. Isso começa até bem cedo. Quando ainda nem temos idade para pecar. Nós já temos uma tendência para mentir. Mentir para emcobrir algo que fizemos. Mentir para aparecer, para ser visto pelos outros.


Contudo mentir para si mesmo é sempre a pior mentira.

Deus em sua infinita sabedoria escolhe os mais fracos, os mais pecadores para seu reino. "Ele não veio para os sadios. Ele veio para os doentes." Deus não escolhe os capacitados. Ele capacita os escolhidos. E estes escolhidos quase sempre são os piores. A começar por mim. Se Jesus no sacramento da comunhão, não tivesse me resgatado. Eu hoje estaria ou morto ou preso. Estou certo disso.


Mas isso não é coisa nova. Como diz Eclesiastes: "Não há nada de novo debaixo dos céus!" Há 3000 anos um jovem chamado Davi. Pastor de ovelhas que foi ungido pelos sacerdotes da época e chamado a ser Rei do povo Judeu, mentiu para si mesmo. E a Bíblia nos mostra as consequências de mentir para si mesmo. Não se necessita estudar psicologia. Basta querer e VER.


Davi era rei e tinha várias esposas. Mas mesmo sendo um profeta, ungido por Deus. Isso não o exclui da tentação. E consequêntemente do pecado. Davi mesmo tendo várias esposas legítimas viu uma mulher que era casada com um soldado e se deixou apaixonar-se por ela. Digo que se deixou. Porque temos o livre arbitrio de pecar e rejeitar o pecado. Não existe esse negócio de ninguém manda no coração. Jeremias escreveu: "Seduziste-me Senhor. E eu me deixei seduzir!" Minha mãe me ensinou que só brigam os dois quando os dois querem. Da mesma forma só se amam os dois se os dois quiserem.






.... Mas Davi estava com um problema. Um grande problema. Ele se deixou levar pela beleza daquela mulher. Mas ela era casada. E como tal, ele não poderia ter nenhuma relação com ela. Porque a Lei de Deus diz: "Não desejar a mulher do próximo." Então ele pensou e pensou. E maquinou um jeito de BURLAR a Lei de Deus. E pensou:

-Bom, eu não posso casar com ela porque ela já é casada. Mas se ela fosse viúva.... Ah! Se ela fosse viúva eu poderia. Mas para ela ser viúva tenho que esperar seu marido morrer. E isso pode levar muito tempo. Eu posso até morrer primeiro que ele. A não ser que eu o mate. Mas se eu matar estarei ferindo o mandamento que diz: "Não matarás." Então? Como fazer?


E pensou mais um pouco. E encontrou uma maneira de burlar a segunda Lei de Deus que o impedia de ter relação com a mulher. E MENTINDO PARA SI MESMO, convocou o soldado (marido da mulher cobiçada) para uma guerra na fronteira de Israel. E o colocou na frente de batalha. E sendo assim, o homem foi morto. E Davi casou-se com a mulher cobiçada.


Seria uma linda e afamada história de amor, igual as que a gente vê nas novelas e filmes. Não fosse a consciência a pesar. Isso mesmo. Davi como profeta de Deus foi atormentado pelo seu pecado. Porque o pecado não tem comunhão com Deus.


Depois de toda essa trama, para Davi só tinha duas saídas:


#A primeira era fugir com a esposa cobiçada. Abandonar seu reino, seu ministério, seu chamado, seu Deus. E viver o resto da sua vida escondendo-se de Deus. Até o dia do seu juízo.


Assim como Adão e Eva se esconderam do Senhor após comerem o fruto do pecado. E tiveram medo ao ouvir os passos do Senhor. é outra característica do pecado. Ter medo de Deus. Da mesma forma, os pecadores de hoje que não querem assumir seus pecados, se afastam da Igreja, se afastam dos sacramentos, se afastam de tudo que se liga a Deus. Por que? Porque Deus não comunga com o pecado. E nós sabemos disso. E temos vergonha de se apresentar sujos diante de Deus.


# A segunda era se ARREPENDER de seu pecado e se expor ao ridículo diante de seu povo.


E qual ele escolheu?


Exatamente. Senão ele não seria o grande profeta que foi. Os covardes sempre serão esquecidos. Mas os fortes. Os fortes não são aqueles que não erram. São aqueles que se arrependem de seus erros e se esforçam para mudar.


Depois de muito, a consciência de Davi martelar seu coração. Depois de noites com sua consciência acusando da morte daquele rapaz. Embora ele não tenha puxado o gatilho. Embora ele não tenha degolado. Mas um ser humano não tem a capacidade de enganar a si mesmo. é uma mentira que irá perseguir até o último dia de vida.


Depois de se arrepender, Davi escreveu um dos mais belos salmos da Bíblia. o Salmo 50, mais conhecido como Miserere ou miserável, onde ele coloca todo seu arrependimento, se humilhando diante de Deus e dos homens. Reconhecendo seu estado lapsário e sua dependencia da Graça Divina.


Não existe pois, esse negócio de aceitar Jesus e pronto. Tá salvo. Fosse assim, Deus seria muito injusto. Pois até os santos e profetas pecaram, até o último momento de suas vidas e nem por isso se arrependeram cotidianamente e mudaram diariamente. Pois é necessário um arrependimento diário. Por isso Deus nos deu a CONFISSÃO! Para nos reconciliar-mos com Deus. Sei que é difícil da crer que Deus tem esse poder. Poder de apagar todos os nossos pecados, uma vez que arrependidos e confessados. E mais ainda de crer que ele tenha escolhido dar este poder a homens que falham assim como nós. Mas lembre-se: "Somente com o coração é possível VER com clareza. O essencial é invisível aos olhos!" Se a fé fosse palpável não seria fé.

Por isso, filotéia (amigo de Deus). Não adianta querer se enganar. Quando fizeres algo errado e estiveres no caminho para Deus, tua consciência te acusa e assim como Davi. Só te resta duas escolhas. Fugir ou assumir o erro. A chave sempre estará na tua mão. Tu abres. Ou fechas.

Um abraço e uma prece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário