"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

domingo, 23 de janeiro de 2011

CALENDÁRIO LITÚRGICO


Uma das coisas que todo Católico deve conhecer é o Ano Litúrgico. É pois um calendário com todas as festas celebradas pela Igreja ao longo de um ano.

O Ano Litúrgico não começa em Janeiro, como a maioria deve pensar. Na verdade começa no com o Advento, que é o tempo de preparação para o Natal. No quarto domingo antes do Natal pra ser mais preciso.

O Ano Litúrgico termina com a Festa de Cristo Rei. Assim, no domingo seguinte, já é o Novo Ano Litúrgico com o primeiro domingo do Advento.

Na imagem abaixo podemos ver os tempos litúrgicos com as cores próprias de cada tempo. Estas cores devem se apresentar na estola do sacerdote e nas toalhas e cobertas do presbitério, cobrindo o Altar (mesa do sacrifício) o Ambão (mesa da palavra) e o Sacrário (tabernáculo).

As cores são um simbolismo da espiritualidade de cada tempo. Elas indicam a postura que o Cristão deve assumir na Igreja naquele período. A saber:

Branco - Festa - O branco é a veste do batizado, da pureza e da alegria. É usado quando a Igreja está em festa. Domingo de Páscoa e do tempo pascal, Natividade do Senhor, Acensão do Senhor, Corpus Christi, Cristo Rei e em festas de Nossa Senhora.

As músicas da Santa Missa devem ser festivas e refletir a alegria do Espírito Santo. A Alegria de ser Cristão. De ser filho de Deus.

Roxo - Penitência - O roxo é a cor da oração penitente, do jejum, do sacrifício. É usado quando a Igreja está num período de jejum e penitência. É um tempo de contrição e resignação. Um tempo de se voltar pra si e rever nossas atitudes. Procurar sempre a confissão e a abstnência. Domingos do Advento (espera do nascimento de Jesus) e Quaresma (espera da Páscoa de Cristo). Também em Missas de corpo presente e de sétimo dia.

As músicas da Santa Missa neste tempo, devem ser brandas. Sem percussão e com ritmos bem lentos e que lembrem a penitência e o sacrifício.

Vermelho - Martírio - O vermelho é a cor do sangue. A cor do martírio, ou seja, daqueles que deram a vida pelo Reino de Deus. É um tempo que deve-se alegrar-se pelo martírio. Contudo é uma alegria contida. Pois há a reflexão sobre a verdadeira doação da vida. É um tempo de meditação e reflexão sobre a causa. Eu fiz? Eu faria? Eu estou fazendo? .... Domingo de Pentecostes, de Ramos, Sexta-Feira Santa e celebração de Mártires, São Pedro, São Paulo, Santo Estevão...

As músicas deste tempo devem se adequar a situação. Pentecostes é festa, Ramos é uma alegria contida. Mas a Sexta Feira Santa é SEXTA-FEIRA SANTA. Não há nem por que tocar! No máximo um coro bem contrito.

Verde - Esperança - O Verde é a cor da esperança e do crescimento espiritual. Podemos dizer do amadurecimento espiritual. É o Tempo Comum. É o período em que procuramos ouvir e aplicar os ensinamentos de Deus em nossas vidas. No nosso cotidiano. Os segredos que Deus nos revela em todo tempo comum. Na vida comum.

As músicas deste tempo devem ser alegres. Conter a alegria de pertencer a Igreja de Cristo. Louvor por suas maravilhas e gratidão por sua misericórdia.

Rosa - Temperança - O rosa é a cor da brandura. Uma cor tênue que reflete um breve alívio na penitência. É como se por ter a certeza de que a vitória está perto, apesar do jejum e penitência (roxo), há uma breve alegria enraizada na esperança e na certeza da vitória que se aproxima. é usado no 3º Domingo do Advento e no quarto Domingo da Quaresma.

As músicas tocadas, nas Santas Missas destes dois domingos, devem possuir um alegria reservada. Mas sempre respeitando o tempo em que se está inserido. Tanto Quaresma, quanto Advento são tempos de jejum e penitência. (ver acima).



Neste Calendário Litúrgico Circular, o Ano Litúrgico começa no sentido horário exatamente a zero hora.



Um abraço e uma prece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário