"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O que é Deus?


A Igreja Católica nos ensina que Deus é um só, em três pessoas. O Pai, o Filho e o Espírito Santo. 3 PESSOAS e um só Deus. Deste modo o português correto é: QUEM É DEUS?

É uma questão muito difícil para um adulto entender. Somente um coração de criança consegue compreender tal afirmação.

Isso porque o adulto entende pra depois acreditar. E a criança acredita pra depois entender.

Quando eu era pequeno minha vó me contava uma história pra dormir. Era a história do "doido do junco". Era um doido que morava perto do açude da Can em Canindé. Eu nunca conheci o doido do junco. Mas as histórias que ela me contava antes de dormir me faziam imaginar o doido do junco. E embora eu nunca tenha visto, eu acreditava piamente no doido do junco. Afinal de contas era minha vó quem falava.

Eu acreditava tanto que quando entardecia eu evitava os arredores do açude da Can. O tempo passou e eu fui crescendo e aprendendo muitas coisas. Aumentei muito meu conhecimento de tudo que existe. Com o tempo fui deixando de acreditar no doido do junco da forma como eu acreditava. Eu queria dar uma explicação científica pra existência do doido do junco. Deveria ser um homem com problemas mentais e que era acorrentado num galpão. Na época não existia asilos, nem tratamentos especializados. Deveria haver junco próximo do açude da Can. E ele era tachado de "doido do junco".

Somente com os olhos do coração é possível ver com clareza.

Acontece que como todo ser humano que cresce, fui tentado a acreditar somente naquilo que meus olhos viam. O que meus sentidos não captavam eu tachava lenda e logo "não verdadeiro".

A grande questão é que Deus não se vê com os olhos da carne, senão com os olhos do coração. Antony Saint Exupery escreveu no "pequeno príncipe" uma das grandes VERDADES: "Somente com o coração é possível ver com clareza. O essencial é invisível aos olhos... Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer..." Esta frase é muito conhecida. No entanto, Kelly Patricia musicou um poema de Santo Agostinho (tarde te amei). Descobri que ele escreveu a mesma coisa. E isso 1600 anos antes de Antony Saint Exupery. "Entrei no meu intimo e 'vi com os olhos do coração' a luz imutável, forte e brilhante. Quem conhece a Verdade conhece esta luz..."

É o que acontece quando se distancia muito do que se vê. A gente esquece. E de esquecer acaba até mesmo por questionar a sua existência.

E a desacreditar quando alguém nos fala de algo que há muito tempo não vemos e há muito tempo esquecemos e há muito tempo desacreditamos.

Lendo o excelente livro do Professor Felipe Aquino "Para entender a Inquisição" descobri que o homem medieval que na nossa ignorância, julgamos ser um homem bruto e sem conhecimento cria muito mais em Deus que o homem do século 21. O homem medieval cria em Deus como uma pessoa (da forma perfeita de crer). E portanto se relacionava com Deus com um relacionamento pessoa-pessoa. De modo que uma blasfêmia era algo terminantemente inaceitável.

O homem medieval amava tanto a Deus, que se ouvisse alguém blasfemando era capaz de fazer uma desgraça. O crime de blasfêmia era considerado crime de lesa-majestade. E era julgado com pena de morte. Ora, se falar mal do Rei já era algo inadimissível, imagine falar mal do Rei dos Reis? Num mundo de HONRA. Ouvir alguém falar mal de uma mãe ou de um pai é suficiente pra explicar um assassinato (note que usei a palavra explicar e não justificar).

Conversar com Jesus. Ter uma relação pessoa-pessoa com Deus.

Não nos horrorizemos. Ainda hoje em algumas regiões do nordeste do Brasil, xingar a mãe do outro ou dar um tapa no rosto de um homem é assinar a sentença de morte. E isso é honrar! É errado matar. É um crime. Mas é questão de honra! O quarto mandamento da Lei de Deus diz: "honrar pai e mãe" Exatamente o que os filhos não fazem neste século. Hoje em dia se instituiu na sociedade: "É melhor um covarde vivo que um corajoso morto." E a palavra HONRA é algo desconhecido, visto apenas nos filmes de bang bang e orientais.


De tanto não ver (com os olhos do coração) a Deus, o homem passou de uma relação pessoa-pessoa para uma relação pessoa-algo. E como a relação pessoa-algo não é definida, ela acaba por cair no esquecimento e deixa de existir. Sem a relação do homem com Deus o homem passa a questionar Sua existência.

Para quem tem uma relação pessoa-pessoa com Deus, tudo se torna muito simples, perfeito e feliz. O grande problema é quando esta relação é quebrada. Santo Agostinho escreveu: "ESTAVAS COMIGO E NÃO EU CONTIGO!" Esta pequena frase, condensa todo o entendimento do qual se fala neste texto.

Quando Nossa Senhora apareceu em Portugal (poucas pessoas sabem disso), Portugal vivia uma revolução socialista. A monarquia tinha caido em detrimento da república (1910) e os socialistas eram os novos republicanos. A ponto de Lisboa ser declarada a "capital mundial do ateísmo". A idéia de Lenin era fazer a revolução comunista nos dois extremos da Europa (que era o centro do mundo) Portugal (extremo ocidente) e Russia (extremo oriente). Contudo ele achou prudente deixar o governo do Czar Russo ser enfraquecido pela Primeira Guerra Mundial (em curso) e depois dar o golpe. O que de fato aconteceu. Portugal foi tomada pelos Comunistas em 1910 e a Russia somente em 1917 (ano das aparições de Nossa Senhora em Portugal).

Nossa Senhora de Fátima. Maria trouxe a Luz para o meio das trevas.

O Comunismo difundiu o ateísmo no mundo. Hoje o comunismo atua de forma incubada dentro do capitalismo no chamado "marxismo cultural". A difusão do ateísmo é tão gigantesca que a maioria dos cristãos ocidentais, que vão as missas e dizem nos censos que acreditam em Deus, não possuem uma relação pessoa-pessoa com Deus e são repleto de dúvidas e critérios particulares de crença. Tipo:

Eu acredito em Deus, mas ele lá e eu aqui.
Acredito numa energia cósmica que une todo o universo.
Deus não quer nenhuma religião.
Deus não se mete nos assuntos dos homens.
Sou Católico, mas...... (pontinhos).


E por aí vai....

Isso tudo impulsionado pela mídia (Livros, Músicas, Filmes, Novelas, Programas, Jogos, Desenhos, Propagandas, Shows). De modo que a grande maioria foi cercada de idéias e filosofias que eliminam qualquer possibilidade de relação pessoa-pessoa com Deus. Se esta relação não mais existe tendemos a desacreditar em Deus. É um plano bem malicioso para separar a humanidade de Deus.

Hoje se questiona muito se Deus existe!

Contudo a Verdadeira pergunta não é esta. A pergunta que todo ser humano possui e quer obter a resposta é: Quem é Deus?


Num determinado momento da vida Jesus perguntou aos seus discípulos: No dizer do povo, o que dizem que eu sou? .... Várias respostas foram dadas: um revolucionário, a reencarnação de fulano, um pacificador, um sábio, um curandeiro,.... Todas a partir da mente humana contaminada pelos erros e transgressões.

E Jesus perguntou: E vós que estais aqui, que dizeis quem eu sou? ... Neste momento se adianta Simão e profere: Tu és o Cristo. O Filho do Deus vivo. E Jesus diz que esta revelação de Simão não foi dada por ele, mas por Deus Pai que está no Céu. E em seguida institui a Igreja e a Pedro como chefe dela.

A grande pergunta que Deus fez e deixa a resposta pra cada um é:

QUEM DIZEIS QUE EU SOU?

Nenhum comentário:

Postar um comentário