"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A VERDADEIRA IDOLATRIA

Misteriosa imagem de Jesus estampada inexplicavelmente no Santo Sudário. Essa imagem permaneceu escondida dos olhos humanos até 1889. Quando se descobriu que esta imagem que era o negativo da foto, na verdade é o positivo.

Os irmãos protestantes costumam acusar os católicos de idolatria. É uma condenação comum. Mas o que é idolatria?
A palavra idolatria herda dos radicais grego eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por "corpo" e latréia significando "adoração" - neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que simplesmente de imagens .

Todavia na Bíblia, Deus condena a idolatria principalmente ao seu povo escolhido, quando este se contaminara com supertições no Egito. Deus proibe fazer imagens de qualquer coisa no Céu, na terra e embaixo da terra. (Ex 20,4).

Agora se você ler a bíblia sem teologia, você acaba por entrar em contradição. Se Deus proibe fazer imagens do que há no ceu, terra e embaixo da terra? Não se pode fazer imagem de absolutamente nada. E quando Deus diz nada é nada. Acabou.



Fotógrafo profissinal: o maior feitor de imagens do mundo - não constitui idolatria.



E como fica os desenhos de criança? São imagens! E como fica os símbolos dos primeiros Cristãos a Cruz, o Peixe e os Anjos? Isso implica que até a representação gráfica da própra bíblia e do fogo da sarça ardente são proibidos. Pois são imagens de algo que está sobre a terra. E como ficam todos os seres humanos da terra, hoje, que todos possuem uma identidade com a própria imagem na carteira? E como ficam os próprios judeus (o povo escolhido de Deus) quando Deus mandou fazer a serpente de bronze (detalhe serpente = qualquer semelhança com a forma com que o capiroto tentou Eva, não é mera coincidência), e os leões e touros que ornamentaram o Templo de Salomão e até os querubins sobre a tampa da Arca d'Aliança? Como ficam todas estas imagens que o próprio Deus mandou fazer?



3x4 de Aramis De Oliveira Paiva


O fato de desenhar sobre um papel. Pintar sobre uma tela. Ou até mesmo esculpir na pedra. Não constitui idolatria. Da mesma forma que portar uma imagem. E uma imagem própria. Levar sempre consigo para todo lugar. Colado junto ao corpo. Como uma foto 3x4. Também não constitui idolatria.

Então fica claro que a idolatria não é possuir imagens, sejam elas quais forem. A idolatria está na intenção. Na motivação por trás da imagem. Se há o intuito de colocar aquela imagem, aquela pintura, aquela escultura, aquela representação gráfica ainda que seja do próprio Deus no lugar de Deus. Aí sim é idolatria.

Logicamente para se constituir idolatria, é necessário ter plena convicção de que aquilo é deus. Como os próprios judeus fizeram com o bezerro de ouro. Afirmaram publica e notoriamente: Este é o nosso deus. Isso é idolatria.

Fora isso (afirmação em público). Acusar alguém de idolatria, requer um íntimo conhecimento das intenções do acusado. E isso só quem tem é Deus.

Por tanto. Não julgue. Porque com a mesma medida, sereis julgados. Realmente tenho pena daqueles protestantes que vomitam condenações. Eles não conhecem a intenção por trás.

Por isso, manufaturar imagens, ter consigo, fazer procissões. Nada disso constitui idolatria. Tanto que Deus mandou fazer imagens. E o próprio Deus deixou sua imagem no seu Sudário.


Aparentemente Deus parece louco. Deus parece entrar em contradição. Não fosse a Teologia para nos aproximar do entendimento de Deus.



Teo=Deus Logia=Estudo. Quando se estuda a bíblia e toda a história do chamado de Deus. Se percebe que, hora Deus proíbe imagens. Hora Deus manda fazer. Porque? Há uma lógica nisso! Qual?



Na realidade quando Deus proibiu de fazer toda e qualquer imagem. Ele estava falando para um povo que tinha saído do Egito. Um país politeísta com imagens de muitos deuses falsos. (jacaré, gato, falcão, chacal...) Só esta lista já apresenta animais do céu (falcão) da terra (chacal) e debaixo da terra ou d'água (jacaré). E como Deus ia dizer pro seu povo que Ele era o único Deus verdadeiro? Se Ele proibisse fazer imagens de animais, o seu povo poderia fazer imagem de anjos e de fenômenos naturais (sarça ardente, raios, trovão).





Escultor de imagens: Os artesãos embelezam o Templo de Deus com seus trabalhos.



Então o foco aqui não é a feitura de imagem, nem sua ostentação. O foco dessa história é "colocar algo ou alguém no lugar de Deus!" Por isso Ele foi tachativo: Não farão imagens de NADA no céu, na terra nem debaixo dela. Tinha que ser. Logo, o pecado, não está na manufatura de imagens. Mas no propósito do povo, que estava contaminado com supertições. Proibindo de fazer imagens, Deus preservava seu povo das supertições. Ou seja. Preservava o seu povo de colocar "algo" no lugar de Deus. Mas e quanto ao "alguém"? (Isso será discutido mais a frente.)




Representação de como seria a Arca da Aliança com dois Querubins na tampa.



O interessante é saber que o fato de se fazer um imagem e de ter esta imagem não constitui idolatria. Fosse assim praticamente toda a humanidade é idólatra, pois quase todos temos fotografias uns dos outros. Deus proibiu seu povo de fazer e prestar culto para acabar com os maus costumes do Egito. Tanto é prova que Ele mesmo mandou Moisés fazer a serpente de bronze e os Querubins para "proteger" da Arca e depois Salomão fazer animais para "guardar" o Templo. Note que Deus ainda dá uma "função" para as imagens. (Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada. Ex 25,20)



Imagem em óleo de Moisés apresentando a Serpente de Bronze. Qualquer semelhança com o Tau e a Cruz de Cristo não é mera coincidência.



Então ter imagem não é idolatria. Mas não exclui o risco de pessoas fazerem daquela imagem uma idolatria. Por exemplo:


Se eu tenho uma imagem de Nossa Senhora e não deixo ninguém tocar na imagem. E até espanquei uma pessoa porque ela arranhou a "minha imagem". Ah! Isso é idolatria! Alí é só uma representação de Nossa Senhora. Logicamente temos que ter respeito pelas representações.

Afinal queimar a bandeira de um país, apesar de não ferir ninguém, é queimar uma representação daquele país. É ferir o sentimento do povo daquele país. Um símbolo daquele país.  


Se eu fizer uma procissão com uma Imagem de São Paulo Apóstolo. Cantando e louvando a Deus por ter tido São Paulo como apóstolo e intercessor a Deus. Isso não constitui idolatria. Não misturo as coisas. Deus é Deus. São Paulo é São Paulo. Porém, se eu faço daquela imagem (daquele objeto que representa São Paulo) meu Deus. Isso é idolatria. Se eu coloco São Paulo acima de Deus, isso é idolatria. Mas isso não é o que acontece na Igreja Católica, como acusam os Cristãos Protestantes.


Todavia a Idolatria (a adoração ao corpo, e aqui corpo está no sentido de matéria), não se restringe ao corpo inanimado (ou seja sem "animo" sem alma). Ela vai além. Isso quer dizer que eu cometo o pecado da idolatria não só com imagens, mas também com pessoas. Pois elas também são feitas de matéria (corpo).


Com isso nem os protestantes mais radicais estão livres da idolatria. Enganam-se em pensar eles que por não possuirem imagens de santos, estão salvos. Mesmo porque eles possuem imagens de outros "corpos", inclusive deles mesmos. Mas como eu já disse possuir uma imagem, seja ela qual for, não necessariamente se pratica a idolatria. É necessário antes de tudo colocá-la acima de Deus.


Os católicos praticam a idolatria quando deixam de participar da Celebração Eucarística Dominical para passar o domingo se divertindo com outros "corpos". Isso é colocar algo e alguém acima de Deus. Pois Deus disse: Santifica o dia de sábado. E como sabemos. O dia de Deus passou a ser o Domingo, pois foi neste dia que Jesus Cristo ressussitou e selou conosco a "NOVA E ETERNA ALIANÇA" Jesus não veio para dar um novo mandamento, mas para dar um entendimento sobre os mandamentos de Deus e sobre o próprio Deus.


Se eu vou a missa presidida por um padre, porque ele fala bem e deixo de ir a missa celebrada por outro padre que a "meu ver" não fala tão bem. Isso também é idolatria. Pois o foco da missa não está no padre, mas na Eucaristica, que é a mesma em todo o universo.


Se eu gosto da missa do padre tal porque ele deixa eu cantar e louvar e não gosto da missa do padre tal porque ele celebra o rito Pio V. Isso também é idolatria.

A fé não deve está no padre. A fé deve está na Eucaristía.


Se eu gosto de um padre ou Bispo porque a "meu ver" ele fez muito pelas pessoas. E rejeito um novo padre ou Bispo por apego ao anterior. Isso também é idolatria.


Agora só para ficar claro. Se eu além de não gostar, eu falto com respeito, calunio, difamo uma autoridade eclesial. Aaaahhhh! Aí o pecado é bem mais grave. Porque além de eu colocar alguém acima de Deus, eu ainda agrido um ungido d'Ele. E um sacerdote é um filho ungido de Deus.


É como naquela passagem (Mateus 21, 33-44)


33.
Ouvi outra parábola: havia um pai de família que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou um lagar e edificou uma torre. E, tendo-a arrendado a lavradores, deixou o país.
34.
Vindo o tempo da colheita, enviou seus servos aos lavradores para recolher o produto de sua vinha.
35.
Mas os lavradores agarraram os servos, feriram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro.
36.
Enviou outros servos em maior número que os primeiros, e fizeram-lhes o mesmo.
37.
Enfim, enviou seu próprio filho, dizendo: Hão de respeitar meu filho.
38.
Os lavradores, porém, vendo o filho, disseram uns aos outros: Eis o herdeiro! Matemo-lo e teremos a sua herança!
39.
Lançaram-lhe as mãos, conduziram-no para fora da vinha e o assassinaram.
40.
Pois bem: quando voltar o senhor da vinha, que fará ele àqueles lavradores?
41.
Responderam-lhe: Mandará matar sem piedade aqueles miseráveis e arrendará sua vinha a outros lavradores que lhe pagarão o produto em seu tempo.
42.
Jesus acrescentou: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se a pedra angular; isto é obra do Senhor, e é admirável aos nossos olhos (Sl 117,22)?
43.
Por isso vos digo: ser-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele.
44.
Aquele que tropeçar nesta pedra, far-se-á em pedaços; e aquele sobre quem ela cair será esmagado.



Jesus é maravilhoso. Eu fico pasmo como Deus fala conosco todos os dias, a todo momento. E nós estamos tão ocupados com os afazeres da terra que não nos damos conta. Somos como Marta. E assim como ela, ainda reclamamos com Deus. rsrsrs. Mas as vezes agimos como Maria. E quando por um breve momento servimos o Senhor como Maria, nos deliciamos com suas ducíssimas palabras.



É maravilhoso.
É como o óleo que escorre na fronte.
É como o orvalho no jardim.
É como a brisa numa tarde ensolarada.
É como a Eucaristia depois de um período longe de Deus.
É como um inesperado sorriso de uma criança.


Veja também esta belíssima explicação do Padre Alex EP dos Arautos do Evangelho sobre imagens, adoração e veneração.

http://tv.arautos.org/movie/show/*0e0LuviFgQO1%29oq

Se não funcionar o link, copie e cole na barra de endereços para acessar.



Confira também neste link da Bíblia Católica (abaixo) vários vídeos de seitas protestantes, prestando cultos a imagens como "arca da aliança" "estampas do Leão de Judá" etc... Os mesmos protestantes que acusam os Católicos de adorar imagens.
(Lembrando que a Arca da Aliança (original) foi perdida dos judeus, durante o cativeiro da Babilônia, uns 700 anos Antes de Cristo. E que todas estas representações atuais, são imagens de como seria a Arca da Aliança.)

http://www.bibliacatolica.com.br/blog/protestantismo/depois-caluniam-os-catolicos-dizendo-ser-adoradores-de-imagens/





Um abraço e uma prece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário