"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Meditação sobre o Inferno

Ícone da descida de Jesus Cristo a "mansão do mortos"


Recentemente ouvi uma história de um santo cujo nome me falha a memória que falava de uma visão deste santo. Ele viu o inferno. E no inferno viu pequenas luzes piscando como uma pequena vila observada de um vôo noturno. E o anjo que lhe guardava disse que estas luzes eram as mãos dos padres, consagradas com óleo. Padres que estavam no inferno possuiam um brílho em suas mãos.



As mãos que na vida terrena possuem o poder de trazes Jesus para junto de nós. Ouvindo esta belíssima história. Bela não por ver a miséricórdia do Pai. Uma vez que Deus dá um dom. Ele jamais o tira. O padre que for pro inferno, vai para o inferno padre. Isso me fez refletir. Se o padre tem o poder de trazer Jesus. Onde quer que ele esteja. Ele poderia trazer Jesus até o inferno? aparentemente eu estava diante de um paradoxo. E me pus a meditar sobre isso e pedir a Deus seu entendimento.



O que ocorre na maioria das vezes é que as pessoas que são atormentadas por dúvidas sobre a Igreja e sobre Deus. Não dão espaço nem tempo para Deus agir. As pessoas da sociedade moderna simplesmente elaboram uma resposta (ainda que seja mentira) e tomam por verdade e seguem condenando a Igreja e os ensinamento de Deus. A exemplo temos a polêmica criada pela sociedade moderna a cerca da camisinha. As pessoas não querem perder seus preciosos tempos estudando e esperando entender o que diz a Santa Madre Igreja sobre a camisinha. É bem mais fácil conceituar que a Igreja está errada e que "eu" (e o resto da sociedade moderna) estou certo.



Não se cogita a possibilidade de se está errado. ... Existe uma frase belíssima para isso. Deixe-me ver..... Ah! É de Santa Bernadete, quando viu Nossa Senhora em Lourdes (França) e estava sendo desacreditada por muitas pessoas inclusive por padres. Ela disse: "Para os que acreditam, nenhuma explicação é necessária. Para os que duvidam, nem todas as explicações serão suficientes." Pois é. Porque ao invés das pessoas criticarem a Igreja a cerca da camisinha, elas não procuram saber sobre o assunto. Estudar mais. Procurar entender. ...



Sabe porque? Porque isso leva a verdade. E as pessoas tem medo da verdade. "E no meio de ladrões puseram Sua Cruz. Mas o mundo ainda tem medo de Jesus, que tinha tanto amor!" (Padre Zezinho). As pessoas tem medo que a verdade as tire dessa "realidade" que elas vivem hoje. As pessoas tem medo de mudar. Porque mudança sempre vem com dor. E elas se preferem se contentar com o pão com queijo todos os dias a saborear um grande banquete. Elas nem sabem que estão sendo enganadas pelo encardido. Que faz da vida delas um inferno.



Por falar em inferno. Depois de muito pensar. Deus me responde durante uma celebração eucarística. Eu percebi que da mesma forma que Jesus se esconde dos sábios naquele tão simples pedaço de pão e vinho. ... é necessário pois, o pão e o vinho para se ter Jesus. O sacerdote pode ter todas as iguarias do universo inteiro. Se não tiver pão ázimo e vinho. Ele não pode trazer Jesus.



E como o inferno não é um lugar físico. Não se pode ter pão e vinho. Simples assim. Mas quando Deus fala. Ele fala alto para que você tenha a certeza de que a voz ouvida é a dEle.

Acontece que comentei essa história com uma grande irmã minha, a Irmã Estela, durante um jantar em sua casa. E no dia seguinte, quando retribui sua maravilhosa hospitalidade italiana com um almoço em minha casa. Ela disse que tinha meditado sobre isso nas suas orações noturnas e que foi respondida por Deus, quando Ele a lembrou que no momento da morte a variável que conhecemos como "tempo" finda. E como o arrependimento é um sentimento atrelado necessariamente ao tempo, após a morte não há mais arrependimento. Porque só existe presente. E se o padre morreu com relações rompidas com Deus. Não há como ele se arrepender. Logo não há sentimento de querer Deus. E ele estando no inferno. Mesmo tendo o poder de trazer Deus. Ele não quer Deus. E para trazer é necessário querer.



Meditar sobre as coisas de Deus é ser amigo da sabedoria. Como diz a música de Celina Borges: "A fé e a razão... duas asas que nos elevam para o céu!"



A definição mais perfeita de inferno é: "ausência completa de Deus". Logicamente o céu é a presença completa de Deus. Podemos imaginar o inferno como um "lugar" semelhante a uma cratera de vulcão, quente, barulhento, com diabinhos espetando.... E podemos imaginar o céu como um "lugar" com nuvens, com toque o suave de harpas, brisas e um sol que ilumina sem aquecer demais. Todas estas imaginações, parafraseando Padre Paulo Ricardo, será sempre teologia, ou seja, uma tentativa humana de explicar Deus e suas obras.



Contudo há uma imagem que eu guardei como inferno. eu não lembro se eu estava delirando de febre, mas assitindo a um dos episódios do desenho animado "caverna do dragão" vi a personagem sheila perdida sozinha num deserto. Era um deserto infinito, estava de noite não havia nada. Isso me deu medo. Também tenho outra imagem: a de um astronalta que se desliga da nave e fica a vagar pelo espaço infinito, sozinho e sem nenhuma perspectiva.



Estas duas imagens me levaram a crer que o inferno é um "lugar" sem Deus. (escrevo lugar entre aspas porque não se trata de um lugar propriamente dito, nem um estado. Se trata de algo desconhecido pelo homem e que para podermos tentar aceitar o próprio Deus nos referiu em parábolas como um lugar.) E quando se ler "sem Deus" consequentemente se ler "só". O maior medo do ser humano é o medo de está só. Não estou falando de não ter namorado. Não ter mãe. estou falando de estar só como .... tom hanks em o naufrago. Estar só a ponto de conversar com uma bola para não ficar louco. Esse é o maior medo do ser humano. E a fonte de todos os medos.



E o inferno é estar só. Sem perspectiva. Não há tempo. É a eternidade. O inimigo usa o próprio medo do homem para afastá-lo de Deus. Hoje o homem tem medo de amar. E por ter medo de amar ele se isola do amor de Deus. E ensaia seu inferno.





Um abraço e uma prece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário