"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Como vestir-se

Milagrosa Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Original. Mais de 500 anos de mistério.

Olhai como se veste a mãe do meu Senhor!

No século 21 as pessoas procuram vestir-se de modo a expor o máximo possível o corpo. E quando falo de expor o corpo (templo do Espírito Santo) não estou restringindo as mini-saias, mini blusas e todos os outros minis.

Para expor o corpo não é necessário deixá-lo a mostra. Basta colocar uma lycra. As calças femininas, praticamente todas possuem lycra com a finalidade de mostrar toda a silhueta das pernas. Com isso, a mulher expõe seu corpo sem necessáriamente apresentar sua pele nua.

Há ainda mais chamariz. Se você reparar. Muitas calças, principalmente femininas, apresentam detalhes, muitas vezes brilhantes e reluzentes nos bolsos trazeiros. Com cores e formas variados.

Com que intenção?

Isso mesmo. É óbvio. De chamar a atenção das pessoas para aquele lugar em especial. Que não por acaso, cobre as nádegas. É uma placa de sinalização chamando a atenção para a uma região do corpo que o mundo massificou como ligado ao sexo.

Há uma moda entre os "metrosexuais" (nome dado por eles mesmos) de vestir as camisas chamadas "baby look" que possuem a mesma finalidade da calça de lycra. Expor o corpo sem apresentar a pele nua. Então não são só mulheres, as vítimas deste ataque. O homens são tentados não só a olharem, mas também a fazer com que sejam desejados pelas mulheres.

Você vai a missa com uma dessas roupas. E nem se toca. Mas está levando muitas pessoas a pecar. Roubando a atenção de Deus para si. Fazendo, na maioria das vezes sem saber, com que as pessoas deixem de olhar para Jesus Eucarístico e não só olhem para você, mas te desejem mais que a Deus.

É só parar e pensar um pouco. É muito sério.

O corpo é sagrado.

Porque?

Porque é nele que habita o espírito.

Por isso o corpo deve ser preservado. Cuidado. Amado. Expor o corpo é o mesmo que dizer:
- Olhem pra mim. Este templo é de todos. Todos podem vê-lo. Todos podem tocá-lo. Não há restrições para este templo.

É triste. Mas é verdade. 99% das pessoas que expõe seus corpos são pessoas carentes. Pessoas que necessitam de serem olhadas. Necessitam serem elogiadas. Necessitam serem desejadas.

Isso denota uma grande imaturidade espiritual. Leva a nos concluir que aquela pessoa ainda precisa ser sanada de muitas coisas.

Olhai como se vestem os antigos. São panos e mais panos.

Pintura de Jesus que cura um enfermo. Olhai as vestes. Não se identifica quem tem corpo escultural. Não se diferencia. Não se sobressai.

Quem ver uma mulher árabe jamais imaginará seu corpo. Ela pode possuir (do ponto de vista estético), um dos mais belos corpos do mundo. E no entanto este, está reservado ao seu esposo. E somente a ele. O fato da sua beleza ser escondida, a torna uma mulher de singular valor. Como uma jóia rara. Em que ninguém tem acesso.

Que lindo! Isso é que é amor! Se guardar para o esposo(a)

Não que você vá agora se vestir como um(a) árabe. Contudo, dê preferência a roupas que cubram bem o seu corpo e que sejam folgadas de modo a esconder o contorno de seu templo. Para que não leves a pecar aqueles que te vêem.

Por outro lado. Uma mulher ou homem, que expõe diariamente seu corpo. Todos os conhecem. Não é surpresa pra ninguém. E para seus esposos, é como apenas de um vaso que todos conhecem. Todos tocam. Não é raro. Isso deixa sem valor algum.

A roupa diz muito da personalidade das pessoas.

Nunca esqueci de uma frase do Frei Raniero Cantalamessa. Quando uma jovem indagou sua pregação sobre vestimentas e exclamou: Mas o que é bonito é pra se mostrar. A mulher tem mais é que andar mostrando mesmo. Se Deus criou os olhos é para que eles vejam tudo mesmo. E sabiamente Raniero disse: É. Mas no momento em que Deus criou os olhos. Ele também criou as pálpebras e nos deu o livre arbítrio, para fechar no momento oportuno.

Bendito seja o Deus vivo. Pois está sempre em socorro dos seus servos.


Um abraço e uma prece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário