"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Michel Henri Arthaud




Quando entrei na Geologia em 2000. Ele não tinha doutorado. E outros professores já o tinham.


Foi quando percebi que o título é um papel. Um trabalho a mais. Mas ser mestre não é pra qualquer um. Não. Não é mesmo.
Não é o título que faz um mestre. Mas é sua essência em si.
Mestre. ... Se é, ou não se é. Não se ensina a ser mestre. O mestrado é só um papel que lhe dá alguns direitos e deveres. Assim como o Doutorado.
Mas ser mestre.... É saber passar o conhecimento. É mais que isso. É se importar com quem quer aprender. O mestre sacrifica-se pelos seus discípulos.
Pra mim doutor é um cara que sabe muito sobre um determinado assunto. Só isso. Pra ser doutor não precisa saber ensinar. Pra ter o título de mestrado, também não.
Eu conheço um monte de possuidores de título de doutorado que não sabem ensinar. E um monte de possuidores de títulos de mestrado que também não sabem.
Mas Mestres.... Mestres são raros. Mestre de verdade. Aqueles que vivem para ensinar.
O Mestre (com M maiúsculo) não se importa com o salário, nem com as condições de trabalho. O Mestre não faz greve. Ele convence os alunos a lutarem por suas vidas. Ele só se importa com uma coisa. O aprendizado do discípulo.
Mestre Michel tinha o Dom. O Dom de ensinar.

Ele. ... Ele não desistiu de mim.

Eu tenho a cabeça dura e alguns entendimentos não entravam. E ele, na contra-mão de muitos professores do Departamento, perdia seu tempo comigo. Na hora do recreio. Na hora do almoço. Você não o ouvia dizer: Agora não filho. Depois.
Não. Toda hora ele estava disposto a ensinar.
Foram estes tempos perdidos comigo que o tornaram tão importante aos meus olhos. Esse tempo perdido, foi o diferencial do outros professores.


No primeiro semestre na viagem de GG1. De 38 alunos apareceram somente 3. Eu, o Heury e o Igor. Ele dispensou o ônibus e nos levou em seu carro próprio. E fomos as pedreiras.

Cara. Francamente. Quem é o professor que faria isso hoje? Qualquer um diria.
- Só isso. Então esse semestre não tem viagem.
Mas ele apostou naqueles 3 perseverantes. Hoje os três possuem o título de mestrado. Assim como o Mestre Michel. Mas não é o papel. O título pra mim não vale nada se eu não tivesse conhecido o Michel. Eu poderia ter um PósDOC. E isso de nada valeria pra mim, se eu não tivesse aprendido a doar-se como o Mestre Michel. O que eu aprendi com o Michel.... Escola nenhuma no mundo ensina. Nenhuma. Esse doar-se, sacrificar-se pelo discípulo é que faz a diferença.
Os mestres estão em extinção. Eu tô falando de MESTRES. Porque professor qualquer um é!


E..... Já no mestrado. Eu já não o via há um tempo.... E ele me chegou, com um grande sorriso. Daqueles que toma todo o rosto. Ele tava feliz. Ele chegou pra mim e disse:

- Aramis. Olha aqui!

E me mostrou sua mão!.... Eu não tinha entendido nada. E perguntei.

- O que?
E ele disse:

- Parei!

- Parei com o cigarro.

Eu não acreditei. Eu já tinha pedido tanto pra ele parar com aquele maldito cigarro. Eu amava o Michel. Amava mesmo. ...
E eu abri um grande sorriso. Igual o dele. E lhe dei um grande e demorado abraço. E disse:

- Que bom. Que bom Michel. Estou feliz por você. Eu estou muito feliz por você.

- Não é fácil. Sei que não é! Você é um vencedor.


Deus me deu a graça de vê-lo parar. De vê-lo Feliz. E aquilo me fez sentir muito. Muito importante. Porque eu não era só mais um aluno pra ele. Da mesma forma que ele ficou em mim. Eu também lhe tinha falado algo que tinha me feito ficar nele. Grande Mestre.
É engraçado que quando tomamos uma atitude por "mudar de vida". Em outras palavras. Tomamos uma atitude por Deus. Por seguir em Sua direção. Aí que somos "bombardeados" insistentemente pelo inimigo. E é exatamente quando sofremos as baixas. É quando decidimos pelo caminho do calvário que a Cruz pesa. Mas pesa para que você desista da mudança. E volte aquilo que era antes. E somente os fortes perseveram neste caminho. E se chega a morte no caminho do calvário. Não é o fim. É só o começo. É uma graça entender o que São Paulo da Cruz, fundador dos pacionistas, escreveu:

"É na Cruz que o Santo Amor a alma amante purifica!"

O Michel era temente a Deus. Coisa não só rara na geologia. Mas também.

Também era sábio.

Coisa rara na Geologia também. Não estou menosprezando os outros professores. São bons professores. Mas o Michel tinha a sabedoria que eles não tem.Aconteceu algo na aula de GG1. Algo inesquecível. Quando todos caminham para o ateísmo. Para a descrença. Para a auto-suficiência. O Michel com a humildade que somente um sábio possui disse:


- Infelizmente há coisas na geologia que nunca iremos descobrir. Nunca. Somente quando chegarmos diante do Criador é que iremos saber. Ele irá dizer. Olha filho. Foi assim que eu fiz. Aí nós iremos dizer: Aaaahhhh! (todos riram).


Cara. O Michel era um MESTRE. Ele não precisava de papel que lhe desse o título de Doutor. Ele tinha o Dom de ser MESTRE.


Havia um Doutor de papel na Geologia que era professor. Eu não vou citar seu nome por motivos óbvios. Mas este egoísta professor fez o seguinte infeliz comentário na sala de aula: - A hora de perguntar é agora. Porque depois eu vou cobrar consultoria. Essa demência jamais será um mestre. Era um professor. Como muitos outros no departamento.


O Michel dividia tudo. Não guardava nada para si. Autruísta. Espero que os professores de hoje possam ter aprendido com o Michel a ser Mestre. Que eles não sejam só professores.

O professor dá aula.

O Mestre ensina.

O professor apresenta o conteúdo a toda classe.

O Mestre se preocupa com os que querem aprender.

O professor avalia pela nota.

O Mestre avalia pelo aprendizado.


Como se vê. Mestres estão em extinção.

Um saudoso abraço meu amado Mestre.

Interceda por nós junto ao Pai.

A semente que o senhor plantou aqui. Já frutifica.

Deus Pai o guarde na sua casa.

Maria Santíssima intercede pelo Michel e por todos nós.

Que os Espírito Santo nos conForte. E nos ensine a amar.


Meu amados amigos. Não deixem seus aprendizados guardados. A exemplo do Michel partilhemos nossos conhecimentos. Nossos talentos. Não sejamos egoístas.

P.S.: Para os que não conheceram o Mestre Michel assistam o filme "Karol Woityla - um homem que se tornou papa " especialmente o capítulo 15 que mostra a magnífica maneira como o padre Karol ensina numa universidade da Polônia e como ele se preocupa com o aprendizado e não com as notas e frequências dos seus alunos. É exatamente como o Michel fazia. Essa é a diferença.

5 comentários:

  1. Meu amigo Aramis, confesso que chorei ao ler sua dissertiva. Esse era exatamente nosso amado Mestre.

    que sempre olhe por nós, discípulos que manterão viva sua memória, passaremos aos jovens quem fora Michel Henri Arthaud. Professor. Meu Mestre, minha vida.

    Obrigado,

    BUDA

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Meu nome é Patricia, sou (o tempo é esse mesmo) sobrinha do Michel (Michelão para mim).
    Fiz agora uma pesquisa no google com o nome dele e apareceu logo entre os 1ºs seu blog.
    Vou te dizer que me emocionei muito em ler tudo que vc escreveu. Vc conseguiu descrever o jeito dele na perfeição absoluta. Tenho certeza que todos que tiveram o privilégio de o conhecer e conviver com ele, aplaudiriam esse seu texto.
    Não sei se vc conhece algum dos filhos dele; de qualquer forma vou passar para eles o link desse blog. Eles não podem deixar de ler isso.
    Vou deixar aqui meu link de orkut, caso vc tenha http://www.orkut.com/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=7321227308642286644
    Infelizmente não moro mais em Fortaleza, gostaria de te agradecer pessoalmente por esse texto tão lindo. Sei que foi feito do fundo do coração, mas emociona demais ver coisas assim.

    Patricia Viguier

    ps: não sei se já foi divulgado, mas a missa a principio será terça feira na igreja do Libano, qd eu souber os detalhes todos garantidos, só para garantir aviso aqui no seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo!
    Com certeza ele merece esse homenagem...e muitas outras. Por ter ajudado a formar Mestres como vc!

    ResponderExcluir
  4. Cara, tenho fé na continuidade das coisas e das energias na graça de Deus, agradeço a ele os conhecimentos do grande Mestre Michel e também de conhecer uma pessoa como você, Aramis, um verdadeiro amigo, nossa alegria e amor é contagiante, cara vamos continuar o legado do grande mestre!!!amém!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Aramis,

    Pois é, 2 anos que passaram num ápice e uma dor imensa que se transformou numa grande e infinita saudade...

    Espero que você e sua família estejam bem.

    Um abraço,

    Patricia

    ResponderExcluir