"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sei que gostais de vir, sem ser notado

Celebração da Santa Missa. Um mistério de 2.000 anos.

Por que não sinto Deus? Porque quando vou a missa não sinto nada além de tédio?
Certa vez um reporter escreveu que era católico e tinha ido a missa durante 20 anos. E que tinha assistido a umas 3.000 missas e que não lembrava de nenhuma delas. Então era tudo uma grande perda de tempo. Agora. Pensem. O cara ir durante 20 anos a missa e nunca se tocar do que realmente ele tava fazendo ali. Eu me pergunto o que realmente ele tava fazendo. Era por tradição? Era por obrigação? Por que por amor não era. Isso é óbvio.

Santo Agostinho disse: "Não se pode amar aquilo que não se conhece!" Agora se você não conhece a missa. Você nunca vai amá-la. Há mais de 2.000 anos o profeta Oséias proclamou um oráculo do Senhor: "O meu povo se perde por falta de conhecimento." Literalmente se perde. Porque um reporter que escreve um drama desse, só pode tá perdido, o coitado. Digo isso de cátedra. Pois eu também já fui a missa por tradição/obrigação. Até eu descobrir o verdadeiro valor da missa eu era igualzinho a este repórter. Eu literalmente assistia a missa. Ia ficava em pé (porque sempre chegava atrasado) e saia exatamente como eu tinha chegado. E também me perguntava o que eu tô fazendo perdendo uma hora do MEU domingo?

Acontece que depois que eu conheci Jesus na Eucaristia tudo mudou. TUDO. Até mesmo minha maneira de ver o mundo, as pessoas e tudo mais. A começar da missa. A missa passou a ser pra mim não mais uma tradição ou obrigação. Mas uma graça de Deus. Quantas vezes eu cheguei na missa com problemas do dia a dia, e alí, naquela leitura ou na proclamação do Evangelho estava uma resposta DIRETA de Deus? E mais. Quantas vezes me senti tocado por Deus na comunhão? Foram inúmeras. A missa pra mim nunca mais foi a mesma. Cada missa é uma nova ceia com meu Senhor.

Eu chego na casa dEle e o louvo, e peço perdão pelos meus erros, peço pelos meus familiares e amigos. Agradeço todas as suas obras e graças na minha vida. Peço pela Igreja. E sento e depois de muita conversa Ele partilha do seu corpo comigo. Assim eu fico nEle e Ele em mim. É um mistério que somente os puros de coração conseguem VER. Não que eu o seja. Mas meu coração sempre é purificado no sangue do cordeiro. Pois ele sempre voltar a transgredir. E a infinita misericórdia de Deus, volta a purificá-lo no ministério da Confissão.

A Santa Missa é a celebração mais IMPORTANTE de todo o universo. Toda vez que você for a missa, você estará presente diante do acontecimento de sua salvação. Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eis a Santa Missa.  

Mas a maioria não crer. Apesar de ver. E isso também foi profetizado por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Espera no Senhor (Irmã Kelly Patricia)
"Não sei Senhor a hora em que vireis;
Por tanto vê-Lo sem cessar, fico atenta;
Como vossa esposa eleita;
Porque sei que gostais de vir sem ser notado;
Mas o coração puro de longe Senhor;
Vos perceberá."

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6, 35-40
 
Proclamação do Evangelho de 21/4/2010.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35"Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia".
Hóstia consagrada: Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não é ver pra crer. É crer pra ver. "Vós me vistes mas não acreditais."

Veja o versículo 35: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome. E quem crer em mim não terá mais sede." Bom. Só esse versículo já dá um retiro. Ele não disse que o pão da vida representa Ele. Nem que está pesente no pão da vida. Ele usou o verbo SER. O mesmo verbo que determina o nome de Deus (Iavé - Eu sou). Então não há outra interpretação a não ser que a Hóstia (o pão da vida) é o próprio Jesus. EU SOU O PÃO DA VIDA.

Depois Ele fala que quem vai até Ele não terá mais fome. Quem vai até Ele. Isso implica em deixar o comodismo, o medo e sair do seu canto e se deslocar até Ele. Ou seja, sair da sua vida e ir até aquele que pode te dar a vida. Não terá mais fome. O que é fome? ... Fome não é vontade de comer. Porque você pode ter vontade de comer sem ter fome. Não é? E o que é fome então? ... Fome é a necessidade de se alimentar. 

Existe uma diferença entre vontade de comer e necessidade de se alimentar. De suprir as energias do corpo. Se você não se alimentar, seu corpo entra em colapso e morre. E não ter mais fome não é não ter mais a necessidade de se alimentar. Não ter mais fome, não quer dizer não se alimentar mais. Quer dizer então, não sentir a necessidade de se alimentar. Entende a diferença?

Considere uma criança que só come guloseimas. Ela vive se alimentando, mas vive com fome também. Ela não consegue correr como as outras. Nem tem o mesmo pique. Porque o que ela come não supre as necessidades de energia do seu corpo. Ela logo adoecerá. Eis uma pessoa que tem fome apesar de se alimentar. Com isso, entende-se que quando Jesus falou em não ter mais fome, Ele quis dizer que a pessoa que vier até Ele não sentirá mais a necessidade de se alimentar, embora tenha que se alimentar até o fim de seus dias. É como em outra passagem. Olhai as aves do céu. Não semeiam nem ceifam, nem guardam em celeiros. E levam a vida a cantar. E o Pai do Céu as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?
Então. 

Se as aves não fazem nenhum trabalho de plantio e vivem a cantar, sem se preocupar com o que comer. Ou seja sem fome. Fora uma catástrofe, você já viu um passarinho morrer de FOME? Não! Ele não tem fome porque vive com Deus. O homem vem vez de viver com Deus. Ele escolheu viver longe de Deus. Por isso tem fome. Mas se ele retornar para Deus, não mais terá fome. Ainda se alimentará como um passarinho se alimenta. Mas não terá mais fome. Entende?


Agora a última parte do versículo 35. "E quem crer em mim, não terá mais sede." Ora. Ele acabou de dizer que quem vai até Ele não terá mais fome. Porque Ele não atrelou também a sede com a ida até Ele? Porque Ele iria atrelar a sede a crença nEle? ... A resposta para esta pergunta está no versículo seguinte. "Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais." Entende agora? ...
Não basta ir até Jesus Cristo. Você tem que CRER nEle. Aparentemente esta frase está trocada. Está escrita ao inverso. Faria mais sentido escrever: Não basta você crer nEle, você tem que ir até Ele. Não é? Mas é dessa maneira que está nas escrituras sagradas. Isso tem um motivo.


É porque as pessoas vinham até Jesus. Comiam com Ele. Ouviam suas palavras. Viam seus milagres. E depois de tudo isso. Ainda não acreditavam. A gente pode pensar: Mas que povo burro. Eu, se visse um milagre de Jesus, eu nunca deixaria de crer nele. (risos) Foi exatamento o que São Pedro, o primeiro PAPA, escolhido pelo próprio Jesus, disse horas antes de negá-Lo 3X. As pessoas são as mesmas. Não mudaram.

Da mesma maneira que Deus homem, aos olhos do homem não parecia ser Deus. A Hóstia aos nossos olhos não parece ser Deus. Parece ser pão. Da mesma maneira que Jesus parecia ser um homem. Mas Antony Saint Exupery escreveu: "Somente com o coração é possível VER com clareza. O essencial é invisível aos olhos!" Isso faz toda diferença agora né? Não basta que você vá até o Santíssimo Sacramento do Altar. Lógico que você indo você não irá ter mais fome. Mas continuará sedento. É preciso pois que creia para que nunca mais tenhas sede. Crer? ... Crer que aquele pedacinho de pão após ditas as palavras de consagração pelo sacerdote, já não é mais pão. É Jesus vivo.

A Missa é a paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sacrifício perpétuo do Filho ao Pai. Todas as vezes que vamos a missa, participamos da nossa salvação.
Por isso o reporter escreveu que era um desperdício de tempo ir a missa. Porque ele fez o mesmo que muitos no tempo de São Pedro, que comeram com Jesus, ouviram Jesus, viram seus milagres e não acreditado que Ele era o Messias. Por isso não basta ir até a missa. Tens que crer no pão da vida.

Eu mesmo fiz primeira comunhão sem ter o conhecimento de que comia do corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vim descobrir isso quando tinha 18 anos de idade, num Seminário de Vida no Espírito Santo. E depois disso por muitas vezes fui tentado a não acreditar neste divino mistério. Mas sempre o Espírito Santo veio em meu socorro, pela intercessão da Bem Aventurada Sempre Virgem Maria Santíssima e dos anjos e santos. E tenho um irmão que declarou que não crer. Não se confessa e comunga quando bem entende. Mas quem sou eu para repreendê-lo? Eu, que também já fiz isso? Eclesiástico 3, 1 - Existe um tempo pra cada coisa. Existe um momento debaixo do céus. Continuo minha militancia. Minha intercessão. Mas eu não posso cobrar. Nem muito menos condenar. Só Deus pode. Só Deus sabe.

No versículo 37 Jesus confirma que temos que ir até Ele. Ora. Ele fala de todos os tempos. Ele não fala somente de quando ele estava em carne e osso sobre a terra. Isso implica que temos que constantemente ir até Ele. Ou seja. A missa dominical é o básico. Mas quem o conhece procura vê-Lo todos os dias.

O versículo 38 e 39 fala da vontade do Pai. E de como Jesus é obediente ao Pai. Há uma hierarquia. Há uma ordem. O Pai e o Filho. E da mesma forma há uma hierarquia na Igreja. Há uma ordem. A obediência é algo que todos sem excessão devemos primar. Principalmente nestes tempos em que se fala que "os tempos mudaram". Os tempos não mudaram. Nunca mudam. O que era pecado, é e sempre será. O que era certo, é e sempre será. Essa tentativa moderna de desfigurar a Igreja de Cristo é coisa do demônio. Ele desfigurou o corpo de Cristo o quanto pôde. E da mesma forma tenta desfigurar a Igreja que é o corpo místico de Cristo. A pedofilia, o casamento de padres, o homosexualismo, a simonia, tudo isso tenta desfigurar a Igreja. Mas as portas do inferno não prevalecerão. Está escrito.

No versículo 40 ele diz: "Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia." Com esta frase Jesus confirma o que foi dito no versículo 36. Pois muitos veram e não creram. Para que toda pessoa que VER O FILHO E NELE CRER, tenha a vida eterna. Não basta VER, tem que Crer. E a grande promessa é a ressurreição no último dia. Veja que Jesus não promete uma vida boa. Uma vida cheia de regalias. Sombra e água fresca. Não. Isso implica que uma vez metido com o Espirito Santo você sofrerá tudo o que Jesus sofreu. As perseguições e tudo mais. Se São Pedro tivesse dito não ao chamado de Cristo, ele teria tido uma "boa vida" como pescador e pai de família. Mas o que ele ganhou? Na terra? Uma Cruz bem grande. Ainda morreu de cabeça pra baixo.

Qualquer tentativa de transformar esta terra em céu, é tentação do inimigo! (Joseph Ratzinger)


Um abraço e uma prece.

Um comentário:

  1. Quantos não tem histórias parecidas com a sua para contar, mas infelizmente não contam, não proclamam suas experiências alto e claro, para que outros encontrem o Caminho, a Verdade e a Vida Verdadeira? Quisera eu que toda a minha vida fosse uma eterna e infinita celebração da Santa Missa...

    Quanto ao tal repórter, nada fez além de uma confissão da própria imbecilidade, e não o digo para ofendê-lo (nem sei de quem se trata), mas em sinal de compaixão: se nada sentia ou entendia, se achava que nada lhe acrescentava, porque continuar repetindo sempre o mesmo gesto sem significado? Pobre coitado. Que Deus ilumine a todos que se encontram nessa triste situação, e infelizmente me parece que não são poucos...

    ResponderExcluir