"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

terça-feira, 20 de julho de 2010

Por amor ou por obrigação!

Altar da Capela do Pequeno Grande, anexo ao Colégio da Imaculada Conceição em Fortaleza-CE. Por muitas vezes fui a esta capela para rezar, sem no entanto saber o real valor de estar diante do Deus Vivo. Era por costume e não por Amor. Mas tenho retornado para vê-lo. Ele me deu esta graça.

Não devemos fazer as coisas por obrigação. E sim por amor. E isso não é válido somente com as coisas do Alto. (Corações ao Alto. O nosso coração está em Deus)

Quando trabalhamos com amor. O trabalho vira lazer. É um prazer trabalhar. Basta ver com amor. Quando rezamos o terço por obrigação, o vemos como um fardo. E ficamos olhando o relógio pra ver o quanto falta pra terminar aquela oração. Mas quando rezamos com amor. Não olhamos para o relógio. E quando acaba, ainda ficamos com aquela cara: já acabou?

Algumas pessoas dizem que: quando não é pelo amor é pela dor. Eu concordo com o Dunga da Canção Nova. "Não é bem assim. É que no momento de dor, o Amor de Deus é tão grande e nos envolve de tal maneira, que acabamos voltando pra Ele!"

Se pararmos para meditar. Isso é aplicado a praticamente tudo em nossa vida. Faça com amor e aquilo que muitos vêem como um fardo, tu verás como uma imensa felicidade. Mas para amar é necessário conhecer. É uma exigência básica. Você não vai pra missa com amor até que a conheça profundamente. E hoje eu posso falar: Quando conheceres a missa, seu verdadeiro valor e sua verdadeira essencia, tu NUNCA mais deixará de celebrar uma missa. NUNCA MAIS.


Porque é preciso conhecer para amar.


O vídeo abaixo é da polícia do Chile. Feito para sensibilizar os motoristas a usarem o cinto de segurança no trânsito. Note que praticamente todos que possuem coração, isto é, não são adolescentes rebeldes, se sentem tocados com a situação.

Usar o cinto de segurança é um fardo? Ou um prazer. A resposta não depende do cinto. Depende apenas de como você vê.

Ah! E se você usa por obrigação. Mais cedo ou mais tarde você deixará de usá-lo. E sabe porque? Porque quando fazemos algo por obrigação, só o fazemos enquanto temos alguém nos vigiando. Assim que o vigia sair nós retornamos a transgressão.






Agora quando tomamos consciência do que estamos fazendo. Consciência dos nossos erros e das consequências deles. Aí estamos prontos para ficar só. Porque o fazemos não pelo vigia. Mas por amor. E mesmo que o vigia vá embora. Ainda assim o faremos. Porque amamos.

Em algumas catequeses obrigam as crianças a "assistirem" a missa. Obrigam! Eu particularmente acho que não é por aí. Acho que a catequese tem que apresentar a missa as crianças. Assim como se apresenta um amigo. E fazê-las conhecer esse novo amigo. A palavra chave é "conhecer".

Considere a missa como um cinto de segurança. Muitos usam por obrigação. Por medo de serem multados. Outros usam pelo simples constume. Já usei tanto, que me acostumei. Mas poucos usam sabendo do seu real valor. Somente depois de conhecer a realidade é que se usa com amor.

Não se pode amar aquilo que não se CONHECE. (Santo Agostinho)

E quando se conhece se ama. E quando se ama, não se quer estar longe. A chave é o Amor. A chave é conhecer o Real Valor.


Um abraço e uma prece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário