"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Deus fala conosco.


Mas para ouvi-Lo temos que pelo menos participar da missa.

Ontem 28/7/2010, uma frase do Evangelho tocou meu coração. Na verdade todas as leituras foram diretas ao meu coração. Jeremias e suas lamentações. O salmo de esperança somente em Deus. E o Evangelho selou com o brasão do Senhor.

Eu vinha de um dia aflito. Descoberta de perseguições. E quando muitas coisas deste mundo pareciam dar errado, fui tentado a se arrepender dos feitos bons. E é nessas horas que o inimigo mais investe para lograr a queda. Somos tentados a lamentar. E murmurar.

Da mesma forma que Jeremias lamentou eu também o fiz. E misteriosamente da mesma forma que Jeremias, fui ouvido e o Senhor me respondeu como também a ele. Então para confirmar toda esta sintonia, faço minhas as palavras de Jeremias:

"Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me, elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria do coração, o modo como invocar teu nome sobre mim, Senhor Deus dos exércitos."

Uma delícia e "a" alegria do coração. Isso quer dizer que a palavra de Deus ouvida na missa é uma delícia. É bom. É gostoso. Contudo ele ainda diz que é "A" alegria e não "uma" alegria. Porque nosso coração possui muitas alegrias. Mas ouvir Deus falar especialmente pra você é "A" alegria. Incomparável as outras alegras. Indescritível. Tanto que Jeremias não tenta descrever. Ele simplesmente diz que é "A" alegria do coração. E pronto.

Deus fala. Mas temos que pelo menos participar da missa para ouvir o que Ele tem a dizer. Certa vez um jovem disse: Eu falo. Mas eu não escuto a Deus. E Martin Valverde disse: Ah! Você o que quer? Quer ouvir uma voz dizendo: O QUE MEU FILHO! Te enxerga rapaz. Tá pensando que vc é quem? Deus tem sua maneira de falar. Agora você tem que procurar ouví-Lo. Deus nos fala de muitas maneiras. Mas temos que está atentos para seus sinais. A missa é o Dom. Porque nela temos a presença REAL e FÍSICA de Deus. Quer lugar melhor pra falar com Deus?.....

O salmo é uma declaração de confiança e amor ao Senhor. Lembrei-me do atirador salmista do filme Resgate do soldado Ryan. É nEle que deposito toda minha confiança. Meu refúgio e proteção.

Salmo 58

Sois meu refúgio no dia da aflição.
Sois meu refúgio no dia da aflição.

Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, e protegei-me contra os meus perseguidores! Libertai-me dos obreiros da maldade, defendei-me desses homens sanguinários!
Eis que ficam espreitando a minha vida, poderosos armam tramas contra mim. Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime.
Minha força, é a vós que me dirijo, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor! Deus virá com seu amor ao meu encontro, e hei de ver meus inimigos humilhados.
Eu, então, hei de cantar vosso poder, e de manhã celebrarei vossa bondade, porque fostes para mim o meu abrigo, o meu refúgio no dia da aflição. Minha força, cantarei vossos louvores, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor!

Agora o Evangelho é um selo. Mateus escreveu que o Senhor disse: 44O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.


O que é interessante é que o homem ao encontrar o tesouro toma uma atitude "aparentemente" louca. Vai vende todos os seus bens e compra o campo que está o tesouro. Isto quer explicar que os bens (todos sem excessão) tem valor menor que o Reino do Céus. Não tivesse, o homem não venderia "todos" para comprar o Reino do Céus.

É claro que o Reino do Céus não pode ser comprado. Isso é uma metáfora. Mas esta metáfora nos mostra que nada do que temos neste mundo vale mais que o Reino do Céus. Jesus falou isso diversas vezes de inúmeros modos.

Então a lição é que. Porque se importar com as mazelas e perseguições deste mundo?
- Porque ao buscar as coisas do Alto, (corações ao Alto), estamos vendendo tudo o que temos para "comprar" o Reino do Céus.

A resposta na Oração Eucarística da missa é "O nosso coração está em Deus." Isto é, Nosso desejo, nossa alma, nosso pensamento, nossa meta em tudo está em Deus. Isto é a confirmação de que não nos importamos com as coisas deste mundo. Pois sabemos que todas elas irão passar.

"Mas todo o nosso investimento está num terreno que contém um tesouro de valor imensurável."

Porque nos desprendemos de tudo que tínhamos para apostar neste campo. E isso é loucura para o mundo. Muitos não enxergam esta verdade. E continuam investindo nos bens terrenos.

Um abraço e uma prece

Nenhum comentário:

Postar um comentário