"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."

"É na Cruz que o Santo Amor, a alma amante purifica."
"Escandalo para os judeus. Loucura para os ímpios. Mas pra nós é Sabedoria Divina"

Coração de

Minha foto
inútil e miserável servo de Deus

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Quem disse que amar é fácil?



O silêncio de Nossa Senhora o amor manifestava sua grandiosidade. Eu estou aqui! Disse a Jesus.


Porque é tão difícil amar?

São Paulo escreveu que o Amor é paciente e bom. Tudo crer, suporta e espera. E segue descrevendo: sem arrogância, sem vaidade,... Contudo somente a primeira parte da definição já explica toda dificuldade de amar.

Crer, suportar e esperar. Não é pra qualquer um. Realmente é bem difícil.

Amar implica não fazer o que se quer nem o outro quer, mas o que é NECESSÁRIO.

Vivemos tempos em que o imediatismo, consumismo e materialismo aglutinam todo o ser em um falso amor. A filáucia é o amor de si contra si. É um falso amor que nos leva a destruir por dentro.

Uma irmã de uma grande amiga minha, tem uma filha. E esta filha que já maior de idade, disse pra mãe, que iria se juntar com o namorado. Depois de um caloroso sermão, sua mãe exclamou: "Vá. Mas saiba que se você sair por aquela porta, nunca mais você volta aqui!" E a filha saiu. Logo em seguida voltou, pediu desculpas a mãe e abandonou a idéia de juventude.

Primeiramente para uma mãe falar esta pequena frase é preciso muita coragem. E a coragem é a virtude do coração. A esmagadora maioria das mães de hoje, não teriam coragem de nem se quer pensar, nesta frase, que dirá falar. A maioria das mães preferiria ter a filha "materialmente" perto, embora seu coração estivesse a léguas de distância. A coragem do coração é o que motivou aquela mãe exemplar a dizer a verdade.


É um gigantesco engano, achar que fazer a vontade do amado é amar! Não! Não é! Amar é fazer o mais difícil e doloroso. Amar é muitas vezes ir de encontro a idéia do amado, ainda que para isso arrisque perdê-lo. Isso é o verdadeiro amor.

Porque se aquela mãe fizesse a vontade da filha. Imediatamente na cabeça da filha viria a mensagem: minha mãe me ama (filáucia). Porém, depois de algum tempo, ela viria a sofrer as conssequências de suas ações. E enganada, sofrendo estas consequências, ela iria acusar outras pessoas (terceiros), pela sua situação de miséria. Ela não enxergaria que foi a atitude negligente de sua mãe e dela própria, que a colocou naquela situação.

Para amar é preciso ter coragem. Coragem para dizer a verdade. Ainda que esta verdade venha a causar dor. Ainda que esta verdade venha a apertar o coração. Na carta de São Paulo ele ainda cita: "O amor não busca os próprios interesses, não se irrita nem guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade."

Ele se rejubila com a verdade. Ou seja. Ela se alegra enormemente com a proclamação da verdade. Mesmo na dor é possível ser alegre? São Paulo nos dá um belo exemplo. Ele nos impele a alegrar-nos exatamente quando ele mesmo estava preso.

Santa Felicidade desconsertou seus algozes quando revelou que iria está alegre no dia de seu martírio.

Por isso. Amar não é fácil, mas é belo. Amar é doloroso, mas é alegre. Amar é difícil, mas é o caminho verdadeiro da vida.


Um abraço e uma prece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário